Euro Digital: BCE escolhe Amazon e mais 4 empresas para desenvolvimento
O Banco Central Europeu (BCE) selecionou cinco empresas para ajudar a desenvolver interfaces de usuário para um euro digital. Cada empresa trabalhará com o BCE e se concentrará em um caso de uso específico do euro digital. A Amazon foi escolhida para se concentrar em pagamentos de comércio eletrônico.
O BCE explicou: “o objetivo deste exercício de prototipagem é testar quão bem a tecnologia por trás de um euro digital se integra com protótipos desenvolvidos por empresas.”
Divisão da empresas no desenvolvimento
O Caixabank e Worldline vão focar-se em pagamentos online peer-to-peer, enquanto EPI e Nexi se concentrarão em pagamentos de ponto de venda iniciados pelo pagador. As cinco empresas foram escolhidas de um conjunto de 54 provedores de front-end, detalhou o BCE, acrescentando que elas correspondiam melhor às “capacidades específicas” necessárias para o caso de uso atribuído.
“O exercício de prototipagem é um elemento importante na fase de investigação de dois anos em curso do projeto do euro digital. Espera-se que seja concluído no primeiro trimestre de 2023, quando o BCE também publicará suas conclusões”, enfatizou o BCE.
“As transações simuladas serão iniciadas usando os protótipos front-end desenvolvidos pelas cinco empresas e processados através da interface e infraestrutura back-end do Eurosistema”, observou o BCE.
“Não há planos para reutilizar os protótipos nas fases subsequentes do projeto do euro digital.”
Início dos planos
O BCE começou formalmente a investigar como seria sua moeda digital do banco central (CBDC), um euro digital, em outubro do ano passado, observando que a fase de investigação deve durar cerca de dois anos.
A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse em fevereiro que um euro digital não substituirá o dinheiro, mas o complementará. “Um euro digital daria a você uma escolha adicional sobre como pagar e facilitaria o pagamento, contribuindo para a acessibilidade e a inclusão”, explicou ela.
*Com Criptonizando.