O que é título de capitalização? Será que vale a pena?
Veja as vantagens e desvantagens em fazer o seu título de capitalização
Mesmo que as propostas pareçam atraentes, é necessário que antes de qualquer coisa, você saiba exatamente quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento.
Se você não sabe como funciona um título de capitalização na prática, pode ficar tranquilo, pois nós vamos te explicar tudo sobre o assunto.
O que é um título de capitalização?
Título de capitalização é um tipo de aplicação no qual o titular (cliente), irá se comprometer com um valor específico, que pode ser pago em uma única vez ou dividido em parcelas mensais.
Em troca disso, o titular vai poder participar de sorteios, como prêmios em dinheiro, por exemplo, durante um período.
Depois que esse prazo acabar, você pode retirar o dinheiro investido.
Há basicamente três modelos de título de capitalização que você pode escolher no momento da contratação:
• Pagamento único (PU): o valor do título deve ser quitado em um único pagamento
• Pagamento mensal (PM): todos os meses, a instituição financeira que vendeu o título, irá receber um valor
• Pagamento Periódico (PP): é você quem escolhe por quanto tempo irá pagar o título.
O que os bancos prometem em relação ao título de capitalização?
Os bancos e profissionais dessas instituições, sempre falam sobre os benefícios que você pode adquirir em relação a contratação dos títulos.
Como falamos, ao contratar um título de capitalização, você pode concorrer a prêmios em dinheiro.
Mas será que esses prêmios são bons e oferecem quantias significativas? Quantas pessoas já foram beneficiadas através dos sorteios feitos pelos bancos?
Sorteios do título: vale a pena ou não?
Durante toda a vigência do título, você vai poder participar dos sorteios feitos pela instituição.
Porém, lembre-se de que não há nenhuma garantia de que você será sorteado em algum momento.
Apesar de os bancos prometerem valores realmente altos, é importante lembrar que o número de pessoas beneficiadas é baixo. Portanto, você não deve contar com essa possibilidade de ganho, já que há poucas chances de ser sorteado(a).
O título de capitalização tem rendimentos?
Os títulos de capitalização possuem rentabilidade, que está ligada à Taxa de Referência (TR) e às tarifas de juros, que são estabelecidas quando você contrata o seguro.
O problema é que a Taxa de Referência está zerada desde 2017 e parte do valor será destinado a tarifas administrativas. Isso significa que na prática, os rendimentos são muito baixos.
Por isso, se você quer realmente fazer o seu dinheiro render, é melhor se concentrar em outras modalidades de investimentos.
O dinheiro investido no título de capitalização pode ser retirado?
Na maioria das vezes, as instituições financeiras só permitem a retirada do dinheiro após um ano (data que começa a contar a partir do dia da contratação).
Caso queira resgatar o dinheiro antes do prazo estipulado, é bem provável que precise pagar uma multa.
Título de capitalização: vale a pena ou não?
Apesar de o valor do rendimento ser baixo e as chances de você ser sorteado sejam pequenas, não dá para dizer que o título de capitalização é um péssimo negócio.
Contudo, podemos afirmar que há opções muito mais vantajosas de investimento, que te dão um retorno mais significativo ou que pelo menos, você pode sacar o dinheiro investido quando quiser, sem precisar pagar uma multa por isso.
Se optar por contratar um título de capitalização, nós recomendamos que você se informe sobre o prazo de carência, valores e vigência da aplicação.
Dessa forma, você evita surpresas que podem te deixar no prejuízo.
Quais as principais alternativas em relação ao título de capitalização?
Se você realmente quer fazer o seu dinheiro render, provavelmente não consegue ver o título de capitalização como uma modalidade de investimento, certo?
A boa notícia é que felizmente, você pode investir em fundos de renda fixa, como Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Debêntures e Letra de Crédito Imobiliário (LCI).
Caso seja um investir mais agressivo (que esteja disposto a correr riscos em troca de rendimentos mais significativos), há opções ainda mais lucrativas como Ações e Fundos Imobiliários.
Título de capitalização para aluguel: vale a pena?
Quem quer alugar uma casa ou apartamento, mas não tem fiador, pode ver o título de capitalização como uma opção mais vantajosa, já que ele pode ser utilizado como garantia de locação.
Ou seja, se você utilizar o título de capitalização como garantia, a análise de renda feita pela imobiliária, será menos rigorosa.
O título, na verdade, funciona como caução.
Se o inquilino deixar de pagar o aluguel ou não cuidar da conservação do imóvel, o proprietário poderá solicitar o resgate do título para pagar as dívidas existentes, decorrentes da inadimplência ou degradação do apartamento.
Se não houver nenhum problema durante a locação e o inquilino cumprir com todas as obrigações estabelecidas no contrato, ele vai poder resgatar o valor integral do título no momento em que o contrato de aluguel for encerrado.
As vantagens para o inquilino são:
• Agilidade na liberação do contrato
• Comprovação de renda simplificada (análise de renda pouco burocrática)
• Serviço de assistência residencial gratuita
Conclusão sobre o título de capitalização
Pode ter certeza de que ao longo da sua vida, você vai receber várias propostas para adquirir um título de capitalização.
Nem sempre essa opção será vantajosa. Mas dependendo da situação, talvez o título possa facilitar a sua vida, como na hora de alugar um apartamento, por exemplo.
Muitos bancos e empresas de capitalização oferecem esse produto. Mas a verdade é que em várias situações, ele não é uma boa opção e infelizmente, você pode perder uma parte do dinheiro que foi aplicado.
Por isso, é importante ter paciência para avaliar todas as opções oferecidas. Assim, você consegue descobrir qual a melhor forma de ganhar dinheiro através de investimentos e aplicações.