Buy and Hold: tudo o que você precisa saber sobre esse método de investimento – ESTOA

Buy and Hold: tudo o que você precisa saber sobre esse método de investimento

Para entender mais sobre o mundo dos investimentos, é fundamental ‘’falar a língua’’ de quem está nesse ramo.
O termo Buy and Hold é uma estratégia de investimento para quem pensa em longo prazo. Portanto, se você quer obter lucros em um período de tempo muito curto, essa opção pode não ser tão vantajosa para você.
Basicamente, a técnica consiste em comprar papéis que ficarão na carteira sem um período definido.
Mas e aí, será que essa modalidade de investimento realmente vale a pena para você?
Se quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura.


Advertisement


Advertisement


Quando traduzido para o português, ‘’buy and hold’’ significa ‘’comprar e segurar’’.

O nome já diz tudo. É preciso segurar, ou seja, esperar.

O investidor, chamado de holder, irá comprar ações, que serão mantidas na carteira por um longo período. O foco deve ser na valorização dos papéis a longo prazo.

Advertisement


O objetivo é se tornar sócio de uma empresa e ter participação nos lucros futuros, não apenas especular o valor dos papéis.

O método deixa bem claro que a carteira deve ser mantida por anos, até mesmo em períodos de crise financeira (que são os momentos em que muitos investidores ficam desesperados e tomam ações precipitadas).

Advertisement


A base que sustenta essa modalidade de investimento, é que apesar da alta volatidade, o mercado financeiro tende a favorecer as pessoas que investem pensando no longo prazo.

A premissa número um do buy and hold, é atrair compradores que não estão nada interessados em vender ações no curto prazo. A estratégia principal nesse caso, é fazer o dinheiro render por meio da valorização de cotações.

Advertisement


Como fazer Buy and Hold?

O conceito do Buy and Hold é muito simples na prática. Mas não se engane!

Advertisement


Para essa modalidade de investimento dar certo, é necessário muito estudo e paciência. Antes de começar a investir, é importante fazer uma análise detalhada e criar um planejamento.

Você, atual ou futuro holder, precisa estar atento aos resultados mostrados pelas organizações e às perspectivas para o futuro, sempre considerando o balanço financeiro e outros fatores que influenciam no desenvolvimento de uma empresa.

Outro ponto fundamental para analisar se o buy and hold vale para você, é entender mais sobre gestão passiva e gestão ativa, já que elas moldam o seu perfil de investidor.

A gestão passiva é baseada na segurança. Trata-se de um método de investimento mais focado na ideia de manter o desempenho de papel. Resumindo, é uma estratégia de riscos mínimos.

Já a gestão ativa, parte da ideia de realizar investimentos em maiores volumes, com o objetivo de lucrar mais no longo prazo.

Para esse tipo de estratégia, nós aconselhamos a conversar com economistas e profissionais especializados, que possam fazer simulações e análises para você, pois a gestão ativa apresenta riscos maiores.

Quais são as principais vantagens do Buy and Hold?

Você já sabe que paciência é a palavra-chave dos holders.

Porém, lembre-se de que estamos falando de uma modalidade de investimento que traz bons resultados no longo prazo.

Ou seja, se você está pensando em investimentos que podem ajudar no seu planejamento financeiro e fazer com que você tenha uma aposentadoria mais tranquila, o buy and hold pode fazer diferença na sua vida.

Outra vantagem, é que os papéis que você comprou em um momento de desvalorização, podem se tornar mais valorizados no futuro.

Isso significa que se a empresa da qual você comprou os papéis, sofrer uma crise financeira ou de imagem, por exemplo, os seus investimentos não serão afetados.

O seu objetivo não deve estar focado no que acontece em uma empresa no presente, mas sim, em como ela estará nos próximos anos ou décadas.

Outra grande vantagem do buy and hold é que você vai comprar e vender ações com pouca frequência, o que ajuda a economizar custos com corretagem e outros impostos referentes ao mercado financeiro.

Os juros compostos, sem dúvida alguma, são atrativos super interessantes para quem pensa a longo prazo, principalmente se você pensa em reinvestir os proventos que receber.

Os lucros dessa modalidade de investimento, surgem através da valorização das cotas adquiridas e claro, pela distribuição dos dividendos ao longo do tempo.

Por fim, lembre-se que para você obter sucesso como holder, é preciso controlar a ansiedade.

Ou seja, nada de tomar ações precipitadas, baseadas no que está acontecendo no mercado nesse momento.

Não há necessidade de conferir a todo instante as movimentações do home broker, já que o que acontece no curto prazo, dificilmente irá afetar o futuro dos seus investimentos.

Quais as desvantagens do buy and hold?

Talvez você não saiba, mas essa foi a estratégia de investimento que deixou Warren Buffet bilionário.

Mas é nesse ponto que muitos holders começam a se precipitar. Eles ficam ansiosos e esquecem que estamos falando de um tipo de investimento que traz resultados no longo prazo.

Além disso, é importante criar uma estratégia de análise de risco, algo que deve fazer parte da rotina de quem adquiriu papéis em renda variável.

Por isso, nós recomendamos que você faça uma avaliação minuciosa, se possível, com profissionais especializados, sobre a empresa em que você pretende investir.

Avalie indicadores, faça comparações com outras organizações e obviamente, crie objetivos com foco no longo prazo.

O que realmente importa é que você diversifique os seus ativos. Ou seja, nunca coloque toda a sua reserva financeira na compra de papéis de uma única empresa.

Tenha sempre uma outra opção, pois caso ocorra um imprevisto com um dos ativos, você não será tão prejudicado.

Nesse momento, você deve estar se perguntando: ‘’mas afinal, por quanto tempo devo investir nesse método?’’

Essa resposta depende dos seus objetivos. Mas em geral, o tempo estipulado para esse tipo de investimento, é de vários anos.