A renda fixa e os seus investimentos – ESTOA

A renda fixa e os seus investimentos


Advertisement


Advertisement


A renda fixa talvez seja a mais famosa classe de investimento dos investidores brasileiros. Embora o nome do investimento seja renda fixa, na prática ela não é tão fixa assim como muitos pensam. Ela funciona como um empréstimo do seu dinheiro para o emissor em troca de uma rentabilidade fixa definida no momento da compra, mas nada impede que até o vencimento ela varie conforme mandam as forças ocultas do mercado financeiro.

Existem diversas modalidades de investimentos em renda fixa, são elas: Títulos do Tesouro Direto, CDBs, debêntures, LCI’s, LCA’s, CRI’s e CRA’s.


Advertisement


  • Títulos do Tesouro Direto: Modalidade de investimento no qual você empresta seu dinheiro para o governo para financiar algum tipo de políticas públicas em troca de certa rentabilidade em algum momento no futuro.
  • CDB’s: Certificado de Depósito Bancário: Modalidade de investimento no qual você empresta dinheiro para o banco em troca de alguma rentabilidade no futuro. O banco utiliza esse tipo de investimento para captar recursos para financiar seus projetos.
  • Debêntures: São títulos de dívidas de empresas. O investidor empresta para a empresa realizar investimentos em troca de alguma rentabilidade acordada no momento da compra do título para receber o valor em alguma data futura.
  • LCI’s: Letras de créditos imobiliários são títulos que os bancos emitem para financiar o mercado imobiliário.
  • LCA’s: Letras de créditos do agronegócio são títulos que os bancos emitem para financiar o agronegócio.
  • CRI’s: Certificados de recebíveis imobiliários funcionam da mesma forma que as LCI’s, porém os CRI’s são títulos emitidos por empresas para captar recursos para financiar o mercado imobiliário.
  • CRA’s: Certificados de recebíveis do agronegócio funcionam da mesma forma que as LCA’s, porém os CRA’s são títulos emitidos por empresas para captar recursos para financiar o agronegócio.

Entendido o que é a renda fixa e suas modalidades de investimentos, é interessante o leitor ter em mente que na renda fixa também é possível obter perdas através da marcação a mercado. Essa marcação é definida como ajuste diário do preço do título conforme a curva de juros se movimenta. De acordo com a fórmula abaixo, você observa que o preço do título é inversamente proporcional à taxa. Essa taxa varia diariamente conforme a expectativa do mercado.

Para analisar como funciona na prática, vamos pegar como exemplo o valor do título do Tesouro Direto IPCA+2035. Quem investiu em dezembro de 2020 e quisesse vender hoje, estaria amargando um prejuízo de praticamente 8% em quase 2 anos, mesmo sendo um investimento considerado como renda fixa e indexado à inflação. Em contrapartida, caso você tivesse adquirido o título em março de 2022 e vendido em abril do mesmo ano, em apenas 1 mês o investimento teria rendido 7,6%.

Advertisement


A renda fixa e os seus investimentos

Da mesma forma funciona para os demais investimentos de renda fixa, pois a renda só será garantida caso você permaneça com o valor investido até a data de vencimento. Caso você resgate antes da data de vencimento poderá haver ganho ou prejuízo.

-Tiago Setti Fontana

Advertisement


Instagram: @tiagosettifontana

Twitter: @SettiTiago

Advertisement


*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.

‘’As informações contidas neste texto são de caráter exclusivamente educacional e informativo. Estas informações não constituem qualquer tipo de aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com este propósito, nem entendidas como tal, inclusive em qualquer localidade ou jurisdição em que tal oferta, solicitação ou venda possa ser contra lei. Investimentos no mercado de ações possuem grandes riscos. É recomendada ao usuário a leitura cuidadosa destes estudos e uma avaliação criteriosa das estratégias de investimento e dos riscos envolvidos antes de aplicar seus recursos. ’’