Opções de investimento para ter renda em dólar – ESTOA

Opções de investimento para ter renda em dólar

Descubra aqui a importância de investir no exterior e como você pode dar os seus primeiros passos


Advertisement


Advertisement


Eu tenho certeza de que a ideia de ter um dinheiro pingando na sua conta todos os meses te agrada, né? E se eu te falar que pode ser em dólar?

Pois é, isso é possível através dos investimentos corretos, mas antes de eu te contar quais são eles, preciso que você entenda por que você deve investir em dólar e qual a importância disso.

Lógico que receber um valor em dólar todos os meses já é um grande motivo para começar, mas ter uma carteira de investimentos dolarizada vai muito além disso.

Advertisement


Ao investir em dólar, além da valorização do câmbio, o investidor protege o seu dinheiro. “Mas como assim?”

Uma das principais estratégias que todo investidor deve ter é colocar em prática o princípio da diversificação. Sabe aquela frase “não coloque todos os ovos na mesma cesta”? Então, é isso.

Advertisement


Ao distribuir o patrimônio em diferentes classes, setores, tipos etc., o investidor protegerá o seu dinheiro em momentos de crise e instabilidade econômica, como a que estamos vivendo atualmente. Ou seja, diversificação é a palavra-chave da real importância de uma carteira de investimentos dolarizada.

Além disso, investimentos atrelados ao dólar garantem a “correlação negativa” com a bolsa de valores brasileira. Ou seja, historicamente, quando a bolsa brasileira está em momento de desvalorização, o dólar costuma valorizar. Então, em momentos de crise no Brasil, o investidor protegerá o seu patrimônio da oscilação do real, com a sua carteira de investimentos balanceada.

Advertisement



Mas é preciso reforçar que os ativos dolarizados devem representar apenas uma parcela do portfólio do investidor.

Advertisement


Bom, agora que você sabe a importância de investir em dólar, vamos ao assunto principal:

É possível receber periodicamente um valor em dólar através dos dividendos (% do lucro líquido de uma empresa distribuído aos acionistas).

Investimentos em dólar

Assim como no Brasil, existem vários investimentos no exterior com essa característica, são eles:

  • 1.    Stocks: são as ações negociadas nas bolsas de valores dos EUA. O investidor pode construir uma carteira diversificada com foco em empresas que pagam dividendos. Para isso, é preciso ter conta aberta em uma corretora internacional.
  • 2.    ETFs (Exchange Traded Funds): fundos de índice norte-americanos. São ativos que replicam o desempenho de um índice de uma bolsa de valores, como S&P 500 e Nasdaq 100 (EUA). O objetivo é medir o desempenho de um setor específico ou mercado e, por essa razão, reúnem várias ações em seu portfólio.
  • 3.    REITs: são empresas que detém e operam ativos imobiliários nos EUA e no resto do mundo. No mínimo, 90% do lucro tributável é distribuído aos acionistas, em forma de dividendos.

Assim como Stocks e ETFs, os REITs também são negociados diretamente nas bolsas norte-americanas, por isso é preciso ter conta em uma corretora internacional para investir nesses ativos.

Como os 3 investimentos estão na classe de ativos de renda variável, o investidor não tem garantia de retorno, portanto é fundamental formar a reserva de emergência, ter clareza dos objetivos alinhados por prazos e identificar o perfil de investidor, antes de dar o primeiro passo.

Obrigada por ficar até o final e espero que tenha gostado!

-Gabriela Cabral

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.