Reserva de emergência: Por que você não cuidou disso antes?
A importância da reserva de emergência
Nestes tempos de guerra e pandemia, você parou para refletir quanto tempo você ficou preso com gastos desnecessários como, festas, troca de carro anualmente, roupas novas todos os meses, ir àquele restaurante caro? Pois é, gastos estes que poderiam ser evitados com a construção da sua reserva de emergência.
Qualquer pessoa está sujeita a imprevistos, ninguém ao certo sabe a hora de quando vai precisar de dinheiro extra para saúde, perda de emprego ou negócios, um imprevisto com o carro, ou até mesmo um falecimento inesperado, são diversos fatores que podem acontecer, e para não ficar dependendo de empréstimos, o ideal é que você comece a construir sua reserva de emergência.
Antes de começar a investir para comprar um carro novo, uma casa melhor, ou planejar sua aposentadoria, é preciso construir sua reserva de emergência, e muitas pessoas desconhecem este ponto de partida.
Qual o tamanho de uma reserva de emergência?
Vai depender do perfil de cada pessoa. Se você tem um emprego “formal” CLT, o ideal é que essa reserva seja de pelo menos seis meses do seu custo de vida atual, por exemplo: caso tenha custos mensais de R$ 3.000,00, o montante total será de R$ 30.000,00 de reserva. Já a pessoa que é autônoma ou que tenha uma renda que é variável todos os meses, o ideal é que essa reserva seja de pelo menos 12 meses.
Onde investir o dinheiro da reserva?
Para investir o dinheiro de uma reserva de emergência, você precisa de investimentos de baixa volatilidade, de baixo risco e alta liquidez, e não ficar preocupado em conseguir altas rentabilidades. Investimentos que permitam que você tenha facilidade e velocidade para resgatar o dinheiro.
Hoje temos no mercado diversos produtos com liquidez diária D+0 ou D+1, como CDB, LCI, LCA, Tesouro Selic, alguns fundos de renda fixa.
É importante não se esquecer que a reserva de emergência é apenas para os imprevistos citados no começo deste artigo, em nenhuma hipótese ela deverá ser usada para adquirir bens supérfluos como a troca de carro, é importante diferenciar o desejo de consumir e a necessidade de consumo. Quanto antes fizer sua reserva de emergência, mais tranquilo você vai ficar com os imprevistos que a vida nos dá.
Gostou de conhecer sobre a construção da reserva de emergência?
Deixa aqui embaixo seus comentários com dúvidas e sugestões para o próximo post.
-Leandro Bezerra
*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.