O que é Índice Dow Jones – ESTOA

O que é Índice Dow Jones

Saiba tudo sobre esse índice de ações, um dos índices mais populares sobre investimento no exterior


Advertisement


Advertisement


Quando se pensa em investimento no exterior, uma série de subgêneros aparecem na pesquisa, ao meio da vasta lista de indicações e colocações sobre a economia mundial, uma palavra se destaca, sempre indicando para o futuro investidor,que confira um índice específico, denominado índice Dow Jones.

O índice Dow Jones tem um papel fundamental no mercado de variáveis, tem a responsabilidade de indicar um conjunto de ações listadas na bolsa de valores. Conheça as principais bolsas de valores da  Ásia, Europa e as norte-americanas.

O que é o Índice Dow Jones?

Advertisement


O Dow Jones (DJIA )é um índice de ações que tem a finalidade de representar a evolução das cotações de 30 ações de empresas norte-americanas, que se destacam por serem líderes de mercado. Criado em 1896 pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal, responsável por todos os cálculos e seleção dos ativos financeiros até os dias atuais. O Dow Jones é fundamental para o mercado financeiro dos Estados Unidos e do mundo, movimentando bilhões de dólares diariamente em diversos setores, serviços e produtos financeiros.

O DJIA (Dow Jones Industrial Average) não foi o primeiro índice dos Estados Unidos e sim o segundo, um xará conhecido como Dow Jones Transportation Average foi criado pelo mesmo The Wall Street Journal e calculado no final do século XVIII (18). A parte “Industrial” no nome vem do setor mais significante no mercado para a época, as indústrias movimentam anualmente quase 70% da economia do país. Nas variações nominais Dow Jones, e também por: DJIA, Dow 30 e INDP.

Advertisement


O impacto e a importância do índice Dow Jones para o mercado financeiro mundial

A idade centenária do índice Dow Jones, com mais de 120 anos, é um ponto de destaque do sucesso em que a excelência virou uma forma de parâmetro nas análises de desempenho do mundo do investimento em ações ao longo do tempo. Algo que foi criticado nos últimos anos com o avanço do mercado acionário americano, o Dow Jones possui apenas os dados de 30 empresas em sua composição, o mercado possui milhares de companhias de capital aberto nos Estados Unidos.

Advertisement


O DJIA se equipara com o S&P 500, uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu, conhecido como “benchmarks”, estratégia mais acompanhada dentro do mercado financeiro mundial. 

Sendo considerado uma base para o investimento em diversos fundos de investimentos e operações com contratos derivativos e contratos futuros que movimentam semanalmente trilhões de dólares. Já o Dow 30 é fundamental para que os investidores possam avaliar as ações das maiores companhias de capital aberto dos Estados Unidos.

Advertisement


No ano de 2021 das 30 empresas que foram incluídas no DJIA contam  com nomes conhecidos no cenário financeiro e no dia a dia.  3M, American Express, Coca-Cola, IBM, Intel, Johnson & Johnson, McDonalds, Microsoft, Nike, Visa, Verizon, Walmart, Disney, Apple entre outras. A P&G (Procter & Gamble) apareceu pela primeira vez no Dow Jones em 1932.

Cálculo Dow Jones

O cálculo possui uma metodologia simples do DJIA e muito correta, sendo que a fórmula do Dow Jones é: a somatória do preço das 30 ações que compõem o índice e o Denominador: divisor Dow O divisor Dow, que é utilizado para dividir a soma dos preços das 30 ações, inicialmente era igual ao número de empresas do índice, logo, ele representava uma média aritmética do preço das ações do DJIA.

História central e Dow Jones & Company

O Dow Jones Industrial Average é chamado de Dow Jones porque foi desenvolvido por Charles Dow e Edward Jones na Dow Jones & Company, é uma forma de medir a direção geral do mercado de ações. Quando o Dow Jones está em alta, a maioria das ações geralmente vai bem.

Quando o Dow cai, a maioria das ações normalmente perdem dinheiro. Dow Jones não era uma única pessoa, mas duas das três pessoas que fundaram a Dow Jones & Company em 1882. Charles Dow e Edward Jones ao lado de Charles Bergstresser, terceiro fundador da empresa. Em 1889, eles fundaram o The Wall Street Journal, que continua sendo uma das publicações financeiras mais influentes do mundo.