Avon lança projeto com objetivo de acelerar o crescimento de profissionais negras
Avon investe em programas de representatividade para a sua empresa e clientes
Nesta sexta-feira (14), a marca de cosméticos Avon, anuncia o lançamento do programa “Divas na Liderança”, projeto exclusivo para suas colaboradoras. O objetivo é desenvolver a carreira de mulheres negras, fazendo com que elas ocupem a liderança da empresa, além de reforçar o compromisso com a equidade étnico-racial.
A empresa investe em outros projetos para aumentar a representatividade no ambiente de trabalho da empresa. Um programa que teve início este ano, após uma pesquisa realizada pela Gestão Kairos, mostrando que apenas 3% das mulheres negras assumem a liderança.
O que é a Avon?
A Avon é uma empresa multinacional de cosméticos, com o objetivo de ser mais acessível, inspiradora e inclusiva. A marca trabalha com revendedoras, que podem expandir os produtos ao redor do mundo, contudo a companhia vem trabalhando para trazer mais representatividade à sua marca, lançando muitos projetos voltados à força da mulher brasileira.
O que é o projeto de aceleração ao crescimento de profissionais negras?
O projeto de aceleração ao crescimento de profissionais negras é uma parceria com a consultoria de Diversidade e Inclusão ao Profissional e integra o projeto DIVA, um dos programas que fazem parte do movimento de diversidade da Avon.
Deste modo, ele engloba uma série de ações focadas em acelerar o cumprimento de metas presentes no compromisso de representatividade da Avon, lançado em 2020.
O programa inclui oito encontros mensais nos quais os participantes poderão debater sobre diversos temas, como a importância da saúde emocional, segurança psicológica, potência feminina no papel de liderança, comunidade inclusiva e o desenvolvimento de habilidades de liderança.
A Avon informou em seu comunicado que todos os conhecimentos explorados ao longo dessa jornada estarão conectados ao cenário interno da empresa. Portanto, o projeto é considerado um curso preparatório para que mulheres negras possam chegar à liderança dentro da empresa.
O que é o projeto DIVA?
O projeto DIVA é uma estratégia da Avon de combate ao racismo, com o objetivo de promover a diversidade, além de conscientizar os líderes, colaboradores, força de vendas, parceiros da empresa e consumidores da marca.
Uma das iniciativas recentes da companhia é focar na equidade étnico-racial, como ampliar o portfólio de maquiagem para contemplar todos os tons de pele das brasileiras.
A meta da Avon é que até 2030, as contratações da empresa sejam de 50% de pessoas negras e que 30% estejam na liderança. Deste modo, a promoção da diversidade de combate ao racismo são alinhadas a uma série de metas de sustentabilidade.
Compromisso antirracista
O Compromisso Antirracista, é um projeto elaborado pela equipe de recursos humanos da empresa, junto com a liderança e os colaboradores da Rede, pela diversidade. Portanto, é um grupo responsável por debater e conscientizar sobre diversidade e inclusão na companhia.
A diretora de recursos humanos da Avon Brasil, Daniella Moura, explica que o objetivo é tornar o ambiente de trabalho tão diverso quanto o país. Daniella disse, “Também queremos ser percebidos como exemplo de que é possível promover uma mudança profunda, estimulando transformações na sociedade e engajando todos e todas nessa causa”
Daniella também disse que, até o momento, os objetivos estipulados têm dado bons resultados. Entretanto, em uma parte de seu comunicado, ela fala o motivo pelo qual a marca precisar acelerar o processo de crescimento de profissionais negros.
“Sabemos que nossa jornada é desafiadora e está só começando. Estamos focados em cumprir todos os pontos com os quais nos comprometemos e ir além”, complementa Daniella Moura. A empresa apresenta outros projetos que têm o mesmo objetivo do projeto DIVA, trazendo diversidade em sua empresa e ao público brasileiro, como o grupo Natura & Co, formado por Avon, Natura, The Body Shop e Aesop, que promovem campanhas sustentáveis ao redor do mundo.