98% dos CEOs estão se preparando para uma recessão
O Conference Board descobriu que 98% dos executivos-chefes (CEOs) pesquisados estão se preparando para uma recessão nos EUA, enquanto 99% estão se preparando para uma recessão na União Europeia.
“A confiança do CEO caiu ainda mais no início do quarto trimestre e está em seu nível mais baixo desde a Grande Recessão”, disse a organização.
O conselho é um grupo de pesquisa global sem fins lucrativos com mais de 1.000 empresas e organizações públicas e privadas como membros em 60 países.
A Medida de Confiança do CEO é “um medidor da saúde da economia dos EUA na perspectiva dos principais executivos dos EUA”, descreveu o Conference Board, acrescentando que sua pesquisa do quarto trimestre foi realizada entre 19 de setembro e 3 de outubro e um total de 136 CEOs participaram.
“A pesquisa recente pediu aos CEOs que descrevessem as condições econômicas que estão se preparando para enfrentar nos próximos 12 a 18 meses”, descreveu o conselho, acrescentando:
“Uma esmagadora maioria – 98% – disse estar se preparando para uma recessão nos EUA.
Além disso, 99% dos CEOs disseram estar se preparando para uma recessão na UE.”
Dana M. Peterson, economista-chefe do The Conference Board, comentou:
“A confiança do CEO caiu ainda mais no início do quarto trimestre e está em seu nível mais baixo desde a Grande Recessão”.
Roger W. Ferguson, Jr., vice-presidente do Conselho Empresarial e Administrador do Conference Board, opinou:
“Os CEOs estão agora se preparando para recessões quase inevitáveis nos EUA e na Europa. Embora a grande maioria ainda espere que a recessão dos EUA seja curta e superficial, quase 7 em cada 10 acreditam que a UE entrará em uma recessão profunda com sérias repercussões globais”.
Muitas pessoas previram que a economia dos EUA entrará em recessão. O CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, alertou que a recessão pode chegar em seis meses e o mercado de ações pode facilmente cair 20% a mais.
Em junho, o executivo alertou que um furacão econômico está chegando, aconselhando as pessoas a se prepararem.
Em agosto, o chefe do JPMorgan dobrou sua advertência, alertando que “algo pior” do que uma recessão poderia estar chegando.
O CEO da Citadel, Ken Griffin, disse no mês passado que a inflação pode ter atingido o pico, mas uma recessão está chegando.
“Estamos em um momento muito incerto para os investidores”, enfatizou Griffin.
O CEO da Tesla, Elon Musk, também acredita que teremos “uma recessão leve por 18 meses”.
Os legisladores também estão preocupados com a queda da economia dos EUA. A senadora Elizabeth Warren (D-MA) disse em agosto que está “muito preocupada” com o fato de o Federal Reserve aumentar as taxas de juros e levar os EUA à recessão.
*Com Criptonizando