Conheça as Bolsas de Valores da América do Sul – ESTOA

Conheça as Bolsas de Valores da América do Sul

As principais bolsas de valores latino-americanas movimentam grande parte do comércio entre principais países do continente


Advertisement


Advertisement


Bolsas de valores são o principal foco de investidores que sonham em seus nomes vinculados a grandes empresas, diversas bolsas de valores pelo mundo, chegam a movimentar juntas, trilhões de reais por dia, por semana o número de zeros seguidos é inacreditável, claro que percas em alguns momentos são existentes e podem acontecer, ainda mais em mercados frios, em que a moeda já não vale mais tanto em relação ao dólar. Dentre as principais bolsas de valores do mundo, estão as norte-americanas, da Ásia e da Europa. 

A América do Sul tem uma das principais bolsas de valores do mundo, a B3 – Bolsa de valores do Brasil, sediada na cidade de São Paulo. B3 é a abreviação de Brasil, Bolsa, Balcão é a fusão da BM&F Bovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo) e da Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos). A B3 é a maior bolsa da américa latina, só ficando atrás em todas as Américas, das bolsas dos Estados Unidos.

As bolsas de valores Sul-Americanas

Advertisement


É difícil recapitular na memória quando a Argentina esteve bem financeiramente pela última vez, isso se dá por uma forte crise política e socio-econômica que o país enfrenta e enfrentará por muitos anos ainda, segundo os maiores economistas do mundo, mas mesmo assim há uma bolsa de valores na Argentina que mantém-se em subidas e descidas, mas afinal o que saber sobre a Bolsa de Valores de Buenos Aires? 

A BCBA (Bolsa de Comercio de Buenos Aires) Bolsa de Valores de Buenos Aires é a principal bolsa de valores argentina, fundada em 1854, é um monumento de constante mudança de gestão e formato de negócios do país. Desde 2015 conta com aproximadamente 100 empresas listadas, (2019) entre os nomes mais conhecidos, constam a rede de televisão Telefe e a Telecom, o poderoso banco francês BBVA é o principal nome investidor.

Advertisement


Outro nome de forte movimentação da Argentina é a novata BYMA (Bolsas y Mercados Argentinos), bolsas de valores e mercado, sendo regularizada para atuar como bolsa de valores em 2018, uma fusão de bolsas independentes.

A BYMA está buscando seu espaço para crescer dentro da Argentina e tomar o lugar da BCBA, se tornando a maior empresa, para isso conta com grandes investidores em sua lista com aproximadamente 250 nomes (2020), dentre eles: Bancos como Santander, BBVA, Patagonia. A principal empresa petrolífera Petrolera Pampa e a brasileira Petrobras, e também Havanna e Agrometal. Entre os negociáveis desta bolsa estão Empresas, negociação primária e secundária, compensação e contraparte central (CCP), gestão de liquidação, gerenciamento de riscos e serviços. E apenas empresas de boas práticas de governança corporativa são aceitas, o modelo da bolsa segue o ESG.

Advertisement


O índice Merval é importante para o cálculo de ambas as bolsas argentinas, ele é fundamental para a economia do país e por anos serviu no mundo todo para exemplificar um formato de referência para investidores e stock pickers. O MERVAL avalia a cada três meses as empresas listadas em cada bolsa, dando um novo segmento para investimentos futuros. 

  • Merval Argentina: Foi criado na virada para o ano 2000 e utiliza a mesma metodologia do índice principal, mas considerando apenas empresas locais.
  • Merval 25: Criado em janeiro de 2003, tem como objetivo medir a evolução das 25 ações com mais liquidez na bolsa.
  • Burcap: composto pelas mesmas ações que formam o índice Merval, mas não baseia-se na liquidez e sim na capitalização de mercado das ações. 

Bolsa de Comércio de Santiago

Advertisement


A Bolsa de Comércio de Santiago é a principal bolsa de valores do Chile, fundada em 1893, em seu primeiro ano, 329 empresas foram listadas, até dias atuais é forte em mineração e exploração de profundidades terrestres. Seu índice é o IGPA para preços de ações e o IPSA para as 40 ações principais listadas na bolsa. Entre os nomes de pouco mais de 400 empresas listadas, estão: Itaú (sede chilena), Latam, Banco Nacional do Chile, Santander, Scotiabank, Amazon Chile, Walmart e Coca-Cola.

Bolsa de Valores de Colombia (BVC)

A BVC é a bolsa de valores da Colômbia, sediada na capital do país, Bogotá. É a fusão de três bolsas independentes: Bolsa de Bogotá, Bolsa de Medellín e Bolsa de Occidente. Esta fusão aconteceu em 2001. E entre as principais empresas listadas, estão grandes nomes como: Bradesco, Itaú/Unibanco, CVC, Raizen, Petrobras. 

Bolsa de Valores de Montevideo

A bolsa de valores de Montevidéu é a principal bolsa de valores do Uruguai, fundada em 1867 é a única organização de bolsa de valores e movimentação financeira do país. Encarrega-se de toda a custódia de valores e compensação e liquidação de operações no mercado. Existem três categorias na bolsa de Montevidéu: Ativos, Especiais e Honorários. Ativos: registrados na bolsa, Especiais: não votam em assembleias e decisões, mas são registrados e podem movimentar e Honorários: membros pontuais, eleitos por mérito. A B3 possui ações na bolsa de Montevidéu, dentre as listadas, o número é aproximadamente de 200.Investir na B3 é possível, para isso contamos com o guia para Como investir sozinho na Bolsa de Valores.