Vice-presidente da Apple (AAPL34) anuncia que iPhones terão a mesma entrada de carregador que Androids
Greg Joswiak afirma que a decisão de padronizar as entradas de carregadores é da União Europeia
Nesta quarta-feira (26), O vice-presidente de Marketing da Apple (AAPL34), Greg Joswiak, afirmou que os novos iPhones terão entrada parecida com os carregadores de celulares que utilizam o sistema Android.
Em uma live durante o evento Tech Live, Joswiak disse que essa foi uma decisão tomada pela União Europeia, com o objetivo de padronizar as entradas de carregadores dos celulares.
A entrada USB-C
A maioria dos celulares Androids possuem a entrada USB-C que tem como objetivo permitir a transferência de dados em alta velocidade e um maior fluxo de energia, permitindo o celular carregar mais rápido. Deste modo, os cabos de USB-C, são reversíveis e podem ser conectados em qualquer posição.
A entrada Lightning
A entrada Lightning é exclusiva da Apple, todos os iPhones possuem este formato. O objetivo da empresa de produtos eletrônicos era resistir à padronização, já que poderia ser um empecilho à renovação, entretanto grande parte do público que utilizam a marca, apontam que a Lightning é inferior a USB-C.
A mudança nas entradas de carregadores da Apple
No evento da Tech Live, na terça-feira (25), Greg Joswiak disse que como a Apple procura desenvolver aparelhos recomendados por legislações, não há outra maneira de recusar a padronização exigida pela União Europeia. “Obviamente. Temos de segui-las. Não temos escolha”, afirma o vice-presidente de marketing.
Joswiak disse que poderia utilizar adaptadores para resolver a situação das entradas diferentes, entretanto, a União Europeia tem como objetivo reduzir a produção de descarte de lixo eletrônico no continente, o que não resolveria com os adaptadores oferecidos pela Apple.
O vice-presidente executivo disse que ainda não foi estabelecida uma data específica para que a mudança ocorra, porém os novos aparelhos que serão lançados em 2023 estão em fase de teste com a entrada USB-C. Portanto, os iPhones vão utilizar a entrada exclusiva chamada “Lightning” até o fim deste ano.
A padronização dos carregadores pela União Europeia
No dia 4 de outubro, o Parlamento Europeu aprovou a reforma que torna obrigatório o carregador universal para os celulares. Deste modo, a Apple deve trocar as entradas para carregadores de iPhone até setembro de 2024. O iPad, tablet da Apple, já conta com a entrada USB-C.
A União Europeia disse que por ter um mercado consumidor muito grande, a mudança ambiental de reduzir o lixo eletrônico pode influenciar outros países ao redor do mundo, sendo assim, toda vez que alguém comprar um celular não precisará jogar o antigo carregador no lixo por não ter o mesmo padrão.
Os fabricantes de laptops poderão aderir a reforma a partir de 2026, apesar de muitos laptops já utilizarem o USB-C como entrada, a União Europeia estabeleceu uma data maior para os fabricantes se adaptarem à mudança.
A Apple pode ser a mais afetada entre as grandes empresas de produtos eletrônicos, entretanto os analistas dizem que o impacto pode ser positivo se houver um estímulo do aumento de compras da empresa.
Os analistas disseram que além da Apple, a Samsung Huawei, poderá também ter seus dispositivos afetados, já que o acordo inclui e-readers, fones de ouvido e entre outras tecnologias.
O legislador da União Europeia, Alex Agius Saliba, disse que os carregadores antigos não serão proibidos, entretanto apenas modelos antigos poderão continuar utilizando o padrão Lightning.
Como a padronização pode afetar a economia?
A padronização das entradas dos carregadores podem representar cerca de 200 milhões de euros por ano, o equivalente a 1 bilhão de reais, além de reduzir 1 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano na Europa.
A padronização de entradas de carregadores no Brasil
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), iniciou o estudo sobre a padronização de entrada para carregadores de celular no Brasil em agosto de 2022.
No Brasil, apenas os celulares entraram em discussão sobre adotar essa padronização. A Anatel disse que a entrada USB-C, permitirá “maior conveniência aos consumidores” e “reduzirá resíduos eletrônicos”.