Você sabe o que é Globalização? – ESTOA

Você sabe o que é Globalização?

Globalização é pauta frequente em diferentes espaços econômicos, mas você sabe o que é este termo e como é aplicado?


Advertisement


Advertisement


Termos do dia a dia são adicionados frequentemente ao vocabulário do universo do investimento, estar atento às inovações de mercado e a tendência, são processos naturais em dias atuais e isso deve partir de cada profissional. E os investidores do século XXI precisam estar atentos a um termo mais do que importante, a globalização, algo visto como uma obrigação no dia do investidor.

Globalização, o conceito

O termo globalização foi desenvolvido nos anos 80 e serviu para descrever o processo de intensificação da política econômica mundial e a integração econômica entre diferentes lugares, seja pelo avanço na comunicação, importação e exportação, a globalização é o termo facilitador para explicar diversas trocas entre diferentes culturas. Quando há trocas de cultura e não envolvem negociações políticas, refere-se a globalização com o termo “aldeia global”.

Advertisement


Investir em tecnologias e informação para seu país e isso ajudar outros países, fabricação terceirizada e interligar diferentes economias, integração de mercados globais, e até investir em uma bolsa de valores que não seja do seu país, é globalizar.

Em um contexto geral, este termo foi definido como uma forma de conscientização e, ajudou no aumento do comércio internacional, no intercâmbio cultural entre nações e a capacidade de contribuição para a transferência de riqueza para alguns países que estão menos desenvolvidos.

Advertisement


Objetivos da Globalização

O objetivo da globalização é interligar comércios internacionais e gerar aberturas destes comércios, mercados adicionais e acesso a novas matérias primas. A globalização já está no mundo todo, as empresas multinacionais chegaram a mercados nunca antes explorados, fabricando, comprando e vendendo produtos em todo o planeta.

Advertisement


O Fundo Monetário Internacional (FMI) em um estudo, listou os quatro aspectos principais da globalização, sendo eles: Comércio internacional, Transações de recursos financeiros, Fluxo de pessoas e Fluxo de informação e tecnologia, Este mesmo estudo concretiza que o comércio exterior se elevou, até as práticas de livre mercado, foram melhores desenvolvidas.

Exemplo de globalização: Uma empresa produtora e distribuidora de carros, com fundação e sede nos Estados Unidos, pode ter fabricação também em diversos outros países, mas mantendo a qualidade e a padronização da matriz, podendo enviar e receber peças, tanto para a troca da sede e origem, como outras origens novas de empresas da mesma marca em outros países. Após tudo estar em seu lugar, comercializar este produto. Ford, GM (Chevrolet) são grandes nomes norte-americanos de globalização automotiva.

Advertisement


Efeitos da Globalização

Um dos efeitos da Globalização foi a abertura de possibilidades mercantis entre países, a exportação de produtos com produção local facilitada. As barreiras que obrigavam o consumo de produtos somente produzidos em sua terra, aos poucos foram caindo, mas existem países que não aderiram à globalização, Coreia do Norte e Cuba. A China já foi um país não globalizado que aderiu ao sistema devido à sua intensa produção e exportação. 

Agora com a globalização é possível tomar uma Coca-Cola (Estados Unidos) junto 

à uma comida mexicana, japonesa ou tailandesa. Para isso, foi em seu carro Honda (Japão) ou entrou em um ônibus Mercedes (Alemanha), utiliza uma bolsa Louis Vuitton (França) e usa um smartphone Xiaomi (China), apesar de ser considerado capitalismo é o mais puro exemplo de globalização.

Um dos efeitos da globalização, de forma positiva, foi o aumento no turismo e busca por culturas mais distantes, visitas ao continente africano e asiático ficaram mais comuns com a globalização crescendo. Muitos países não necessitam mais de vistos, apenas passaporte, para países específicos com base nas relações políticas. 

Críticas à Globalização

Chefes de estados, líderes nacionais, intelectuais e grupos sociais organizados criticam a globalização e afirmam que esse processo ocorre de forma beneficente para as elites econômicas e não favorece de fato os mais necessitados. Entre as principais pautas de discussão sempre estão as elites, esses críticos colocam o avanço da comunicação e da tecnologia chegando primeiro ao público detentor de riquezas.  E ainda que a globalização segue um método de cultura europeia. Outro fator são as perdas de emprego em nações desenvolvidas, quando as corporações enviam instalações de fabricação e empregos para países menores, a fim de economizar os custos de produção e obter mais produção.

Globalização e Globalismo

A globalização é um processo de expansão econômica, cultural e política em um nível mundial, já o globalismo é uma interligação entre as comunicações continentais, a ONU, União Europeia, Mercosul, G30, G20 e G10, são práticas globalistas, organizações que reúnem-se para definir algum fim para a sociedade mundial e a natureza.