Você sabe como funciona a economia do Catar?
Catar é considerado um dos países com as maiores riquezas
A abertura da Copa do Mundo aconteceu, ontem (20), no Catar. O país que fica na península árabe, é conhecido por possuir grandes riquezas. De acordo com a revista Global Finnance, o Catar possui um PIB de US$ 112.789 bilhões, sendo considerado o quarto país mais rico do mundo, ficando apenas atrás de Luxemburgo, Cingapura e Irlanda.
No entanto, estando presente entre os dez países mais ricos ao redor do mundo, ele é reconhecido por adotar a monarquia absoluta como forma de governo ao lado de sua religião de Estado, o Islã.
A fonte de renda econômica do Catar
O Catar é conhecido pela extração e exportação de petróleo, na qual se tornou a principal fonte de renda econômica do país. O petróleo foi descoberto em 1939 pelo país. Entretanto, a produção do petróleo só foi definitivamente reconhecida, assim como o gás natural, em 1949. De acordo com o relatório do Banco Mundial, atualmente o país possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo.
Antes do petróleo se tornar a principal fonte de renda econômica do Catar, o país era conhecido pela extração de pérolas, pesca e o comércio em geral, sendo assim, por ser uma colônia, o país possuía uma renda baixa.
Em 1970, a estatal Qatar Petroleum foi criada para supervisionar as operações de petróleo e gás natural.
O relatório do Global Finance, diz que o Catar se beneficia de proporções das reservas de petróleo e gás, que são grandes, enquanto a população é pequena, deste modo fazendo com que o país esteja presente na lista dos 10 países mais ricos do mundo.
As reservas de petróleo e gás natural
O North Field é considerado um dos maiores depósitos de gás natural do Catar, o país começou a trabalhar no desenvolvimento de recursos à base de gás natural em 1990, na tentativa de reduzir a produção do petróleo, que pode ser encontrado tanto na terra quanto no mar.
Em 2010, a produção de gás natural chegou a ultrapassar o petróleo, tornando- se a maior fonte de receita do governo catariano, assim como do PIB do país.
Os riscos
Mesmo que órgãos internacionais tenham previsões boas sobre a economia do Catar, o país investiu muito dinheiro na Copa do Mundo, o que pode apresentar riscos.
O Banco Mundial disse que eles poderiam ter adquirido volatilidade nos preços da energia e as contínuas tensões diplomáticas com seus vizinhos do Golfo”.
“A diversificação da economia para além dos hidrocarbonetos continua a ser um desafio fundamental”, afirma o Banco Mundial.
O setor manufatureiro do país está ligado aos recursos de hidrocarbonetos. Deste modo, as reservas de gás natural são essenciais para o desenvolvimento econômico do país.
O Banco Central do Catar
O Banco Central do Catar é responsável por administrar os recursos do Estado, assim como a emissão da moeda nacional, o Rial do Catar. O Banco Central do país também tem emprestado a renda arrecadada de alguns recursos financeiros para os países vizinhos do Golfo, assim como para outros países árabes.
Outros recursos econômicos do Catar
Por mais que a renda econômica principal do país seja o petróleo e o gás natural, as importações de equipamentos de transporte, manufaturados, alimentos e animais vivos também fazem parte da fonte de renda econômica do país.
A Britannica indicou o setor de serviços do Catar, assim como a administração pública e defesa como parte principal do PIB, deste modo incentivando a força de trabalho. O país também foi apontado como um dos que têm mais gastos, com quase quatro vezes que a metade da média mundial.
Por fim, as expectativas são de como o país reagirá economicamente após o fim, entretanto o governo catariano, divulgou que o país está tentando diversificar a economia, como no desenvolvimento do turismo, que pode promover o país como um local para conferências internacionais.