O que é Pullback?
Entenda o que é pullback e o movimento de reversão de um ativo a qualquer momento
O mercado de renda variável é dinâmico, um ativo pode simplesmente cair ou subir em qualquer momento do dia e mais de uma vez. Agir rápido no mundo dos investimentos é necessário, uma estratégia pré-estabelecida é importante para se manter com capitais e uma possível margem de lucro.
Caso a movimentação de ativos estejam muito intensas dentro de um dia, movimentos específicos podem ser feitos, hoje o mais utilizado é o Pullback, sempre agindo na mudança de tendência de preços em que o ativo se encontra, podendo acontecer entre as tendências de quedas e de altas.
A palavra Pullback pode ter três traduções em portugues, recuar, retrocesso e puxar e agora precisamos entender a aplicação na prática.
O que é Pullback?
O Pullback é uma análise gráfica que corresponde ao movimento de recuperação ou tentativa de recuo, contrário a uma tendência, é uma correção do mercado. É o movimento que o investidor percebe como apropriado para comprar ou vender ações. O Pullback pode acontecer em diferentes direções, com duas possibilidades existentes:
- Pullback de alta: Em uma tendência de queda possui o significado de que o mercado está pronto para compra de um ativo que está caindo
- Pullback de baixa: Em uma tendência de queda possui o significado de que o mercado está vendendo seus ativos que estavam subindo e valorizando.
Entre as características do modelo Pullback temos: Um movimento natural e benéfico para o mercado que ocorre quando delimita um ponto em que vários negociadores estão obtendo lucros e zerando suas posições. Quando o movimento chega ao final (sempre existe curta duração), a tendência que o gráfico seguia anteriormente e prossiga, até que ocorra outro ponto e dentro das análises técnicas, o pullback aparece em todas as ondas de movimento do mercado.
Como utilizar o Pullback
Retrocessos normalmente não mudam a direção que está sendo conduzida a ação do preço em um gráfico, geralmente são oportunidades de realização de lucros após uma forte alta no preço de um título.
Um exemplo é de uma empresa relatar lucros estourados e ver as ações subirem até 20%. A ação pode sofrer uma retração no dia seguinte, à medida que os comerciantes de curto prazo obtêm lucros, o relatório de ganhos sólidos sugere que a negociação implícita às ações está fazendo algo certo.
Comerciantes e investidores de compra e retenção provavelmente serão atraídos pelas ações pelos fortes relatórios de lucros, apoiando uma tendência de alta sustentada no curto prazo.
A maior limitação do Pullback é a de negociação em pode ser o início de uma verdadeira reversão, sendo que tanto os retrocessos quanto as reversões acontecem em um limite de prazos, incluindo o intradiário, o retrocesso de várias sessões de um trader é na verdade uma reversão para um day trader olhando para o mesmo gráfico, se o preço quebrar a linha de tendência do seu período de tempo, você pode estar olhando para uma reversão em vez de um retrocesso.
Nesse caso, não é hora de entrar em uma posição de alta, mas adicionar outros indicadores técnicos e varreduras de dados fundamentais à mistura aumentará a confiança do trader em identificar retrocessos de reversões verdadeiras.
Diferença entre processo de reversão e Pullback
O processo de reversão e o Pullback envolvem um título mobilizando-se de seus máximos, mas o pullback é temporário e as reversões são de longo prazo. A maioria das reversões envolve alguma mudança nos fundamentos de um título que forçam o mercado a reavaliar seu valor, por exemplo, uma empresa pode relatar ganhos desastrosos que fazem os investidores recalcular qualquer valor líquido de uma ação.
Desta mesma forma, pode ser um acordo negativo, um novo concorrente lançando um produto ou outro evento que terá um impacto de longo prazo na empresa subjacente às ações. Esses eventos, embora ocorram fora do gráfico, aparecerão ao longo de várias sessões e inicialmente, podem parecer um retrocesso.
Por esta razão, os traders usam médias móveis, linhas de tendência e bandas de negociação para sinalizar quando uma retração contínua e corre o risco de entrar em território de reversão.