PMI: Saiba o que significa a sigla
O indicador que mede a atividade econômica de um país
Com a globalização, as empresas precisaram se organizar para superar seus objetivos. Dividir as ações a serem realizadas na forma de projetos foi uma das formas eficientes para o processo, facilitando o planejamento e controle de execução. Sigla do Project Management Institute, que significa Instituto de Gerenciamento de Projetos, o PMI é uma federação sem fins lucrativos, de nível global, voltada para a área de Gestão de Projetos.
Fundado em 1969, sua missão é disseminar as melhores práticas de administração de projetos em todo o mundo ao fornecer informações para o mercado, analistas e investidores.
Empresas privadas coletam informações por meio de pesquisas mensais, junto aos gestores. Assim, elas obtêm dados estatísticos que indicam a situação e desenvolvimento das atividades econômicas.
Logo, o índice traz subsídios fundamentais, visto que demonstra se um segmento de um país está estável. Um PMI elevado, por exemplo, indica o crescimento de uma atividade. Em contrapartida, se o indicador tiver uma baixa pontuação, há retração do setor.
Como funciona?
O PMI é dividido em capítulos, para ser melhor organizado. Cada um representando uma região e os ocupacionais são vinculados a eles.
A associação atua em algumas frentes como: definição de padrões globais que constituem um modelo para o gerenciamento de projetos em empresas e governos; certificação para gestores e formação e educação, através da promoção de seminários, cursos de ensino a distância e outros eventos.
Certificações
- Certificação CAPM (Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos)
- Certificação PMP (Profissional de Gerenciamento de Projeto)
- Certificação PMI-SP (Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI)
- Certificação PMI-PBA® (Profissional em Análise de Negócios do PMI)
- Certificação PMI-ACP (Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI)
- Certificação PMI-RMP (Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI)
- Certificação PfMP® (Profissional de Gerenciamento de Portfolio fazer PMI)
- PGMP (Profissional de Gerenciamento de Programas)
Como obter a certificação PMI?
Para se tornar um profissional certificado pelo PMI é necessário realizar um teste de conhecimento. Essa avaliação só é aplicada depois que o profissional comprovar ter experiência de trabalho nas atividades associadas.
A certificação deve ser atualizada, mostrando que o trabalhador continua informado das boas práticas indicadas.
Vantagens e desvantagens
As empresas que optam por implantar as recomendações do PMI na gestão de seus projetos conseguem alguns benefícios, como a redução de gastos, já que as melhores práticas resultam na gestão de custos eficientes, evitando desperdícios.
Logo, se economiza dinheiro, consequentemente promove-se o aumento dos lucros.
Além disso, com a padronização dos processos, a empresa consegue estabelecer um modelo em que todos os colaboradores se espelham para realizar suas atividades.
Desta forma, temos a facilidade de identificar a fase do projeto e realizar os ajustes necessários.
Por outro lado, a burocracia do PMI pode atrapalhar os pequenos projetos e os seus princípios não consideram o envolvimento e compartilhamento com os clientes.
PMIs do Brasil
Os PMIs no Brasil são calculados pela IHS Markit. O questionário é enviado para aproximadamente 400 empresas do setor industrial. Além disso, com base nas suas contribuições para o PIB, a pesquisa é consolidada por setor e pelo número de funcionários das empresas.
Quais são os Capítulos PMI no Brasil?
Os Capítulos são as melhores opções para os profissionais já associados ao PMI que gostariam de aumentar sua rede de relacionamento. Ademais, ser um associado lhe oferece uma série de benefícios, como:
- Websites do capítulo PMI
- Descontos em Congressos
- Aumento do seu Networking
- Acesso a Treinamentos
Confira os Capítulos disponíveis no Brasil:
- Amazonas – Manaus (PMI-AM)
- Salvador – Bahia (PMI-BA)
- Ceará – Fortaleza (PMI-CE)
- Distrito Federal (PMI-DF)
- Espírito Santo – Vitória (PMI-ES)
- Goiânia – Goiás (PMI-GO)
- Cuiabá – Mato Grosso (PMI-MT)
- Belo Horizonte – Minas Gerais (PMI-MG)
- Curitiba – Paraná (PMI-PR)
- Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (PMI-Rio)
- Porto Alegre – Rio Grande do Sul (PMI-RS)
- São Paulo – São Paulo (PMI-SP)
- Sergipe – Aracaju (PMI-SE)