Payroll: entenda como esse indicador pode impactar o mercado financeiro
O indicador que mostra o PIB dos Estados Unidos
Para investir no exterior é necessário que você saiba como funciona a bolsa norte-americana. Além dos ativos que estão disponíveis para o investidor na hora de aplicar na bolsa internacional, também existe o Payroll.
Antes de investir no mercado norte- americano, você pode utilizar o Payroll, para avaliar se índice de emprego americano, deste modo é possível que o investidor consiga analisar os fatores micro e macroeconômicos., das empresas em que desejam investir suas ações.
O que é o Payroll?
O Payroll é um relatório, no qual é divulgado o principal índice da economia norte-americano, chamado de Non-Farm Payroll, que mostra a variação da quantidade de pessoas empregadas nos Estados Unidos, deixando de fora apenas os trabalhadores no setor agrícola.
Os dados do Payroll são divulgados, na primeira sexta-feira de cada mês, através de um relatório produzido por um órgão oficial do governo americano, Bureau of Labor Statistics, que tem como objetivo monitorar o mercado de trabalho.
Esses dados podem ser uma maneira de ajudar os investidores a acompanharem os índices macroeconômicos dos principais países ao redor do mundo, portanto o indicador pode também influenciar no comportamento de todo o mercado financeiro.
O relatório do Payroll
O relatório do Payroll serve como uma maneira de divulgar 80% do Produto interno bruto (PIB) dos EUA, mostrando o aumento de contratação nas empresas, o que significa que a economia está crescendo e que a população pode ter mais dinheiro para gastar em bens e serviços.
A taxa de desemprego, setores e atividades econômicas, assim como o índice de empregabilidade, também estão presentes no relatório do Payroll. Neste relatório, também é possível entender como funciona a variação do salário médio por hora, já que nos Estados Unidos, os pagamentos não são por mês.
O relatório serve como uma base para a analisar a situação econômica atual ou para fazer projeções futuras do país, deste modo os dados divulgados através do relatório podem influenciar no comportamento de todo o mercado financeiro, já que o Payroll, impacta diretamente o dólar, moeda utilizada por investidores que aplicam na bolsa de valores norte-americana.
Além do dólar, o Payroll também tem influência na compra e venda de ações, assim como nos títulos e ativos que são negociados na bolsa de valores norte-americana, fazendo com que os investidores consigam saber quais setores estão crescendo e quais apresentam uma boa perspectiva econômica.
Por mais que o foco do relatório do Payroll seja em relação ao cenário econômico dos Estados Unidos, também é possível saber como funcionam os mercados em outros países.
A importância do Payroll na economia
Quando o relatório do Payroll é divulgado, os mercados do mundo inteiro costumam reagir de forma instantânea, já que os dados mostram a relação do indicado com a movimentação do mercado, de maneira forte e a curto prazo.
Mesmo com uma grande volatilidade após a divulgação do relatório, um um único Non-Farm Payroll não possui grande influência nos preços de um ativo no longo prazo, portanto o Payroll pode trazer benefícios para traders, assim como outros especuladores de curto prazo.
Para quem investe com foco em um ativo de tempo maior, é mais recomendado aguardar o fluxo de negociação causado pelo relatório e analisar apenas os efeitos econômicos que ele pode ter a longo prazo.
Por mais que o Payroll seja importante na hora do investidor analisar o cenário econômico antes de investir, o relatório não deve ser a base de todas as decisões relacionadas a investimento.
Portanto, se você deseja investir na bolsa de valores nos Estados Unidos, o Payroll pode ser fundamental, por mais que o relatório apresente diversos fatores a serem levados em consideração, que podem não fazer tanta diferença na hora do seu investimento.