Encilhamento: o que foi essa política monetária – ESTOA

Encilhamento: o que foi essa política monetária

Saiba tudo sobre a bolha econômica durante o Segundo Reinado


Advertisement


Advertisement


O encilhamento foi uma das políticas monetárias do final do Segundo Reinado da monarquia brasileira, durante o governo provisório do marechal Deodoro da Fonseca. A tentativa de desenvolvimento criada pelo ministro da Fazenda Ruy Barbosa, no entanto, gerou uma das maiores crises econômicas do Brasil.

A política foi implementada a fim de desenvolver o país através do avanço da industrialização, dado o nome da medida. Encilhamento em si significa apertar a cinta de um cavalo, logo a política remete à preparação da economia para impulsioná-la.

A tentativa falha acarretou uma bolha econômica e altos níveis de inflação.

Advertisement



O que foi o encilhamento

O encilhamento foi criado em 1889 por Ruy Barbosa como uma tentativa de impulsionar o desenvolvimento econômico e reverter a crise de escassez de papel-moeda em circulação.

Advertisement


Logo, a principal missão do programa era incentivar a emissão de mais dinheiro, que resolveria uma série de questões de uma vez. A medida foi feita em um contexto de abolição da escravidão, início da industrialização e onda imigratória, portanto, o encilhamento visava atender cada questão para ao mesmo tempo avançar com a economia.

Diante da abolição da escravidão, o aumento abrupto de trabalhadores assalariados precisaria ser coberto por alguma medida, desta forma, os novos salários deveriam ser pagos com um dinheiro que não estava disponível no mercado. 

Advertisement


Juntamente à chegada massiva de novos imigrantes, o que também representava mão de obra, e avanço da industrialização brasileira, desenvolvimento que seria financiado através da facilitação de empréstimos e créditos aos investidores.

Esses empréstimos, em teoria, seriam concedidos de modo arbitrário, sem conhecimento prévio do quadro financeiro das pessoas. De modo geral, esses empréstimos conceituavam a política de encilhamento.

Advertisement


Encilhamento: o que foi essa política monetária
Presidente Marechal Deodoro da Fonseca /Foto: Pintura de Benedito Calixto, 1920

Políticas

Entre as medidas do encilhamento, a política se focava mais no objetivo de emitir mais dinheiro e aquecer a economia do que controlar e providenciar métodos de aplicar a estratégia de modo adequado.

Apesar da emissão de dinheiro fosse realizada somente nas três regiões bancárias autorizadas, definidas pelo governo, a situação se intensificou quando o próprio governo começou a autorizar diversos bancos a também emitirem dinheiro. Claramente, isso apenas contribuiu com o volume excessivo de dinheiro em circulação. 

O crédito concedido a praticamente todos perdeu seu valor, a moeda foi desvalorizada e a bolha de crédito se instalou.


Consequências econômicas

O estímulo, contudo, contra atacou e acarretou em uma das crises econômicas mais graves da história do país. 

Pelo grande volume de empréstimos, que eram realizados sem fiscalização, o governo começou a injetar quantidades astronômicas de capital na economia, o que desvalorizou a moeda, ocasionou a falência e fechamento de diversos comércios, gerando assim uma das maiores inflações no Brasil.

A crise do encilhamento também foi marcada por uma crise especulativa no mercado de ações, no qual empresas adquiriam crédito, fechavam o negócio e continuavam a atuar na Bolsa de Valores, as chamadas de empresas-fantasmas. Sem mencionar as empresas não existentes que operavam ativos acima de seu valor original, quando a companhia ainda existia. 

Entre outros casos peculiares eram os empréstimos que serviam a fins diferentes do motivo aprovado pelo banco. No geral, o esquema de especulação acabou criando uma bolha de crédito. 

Embora tenha sido frequentemente associada ao principal responsável, o ministro Ruy Barbosa, que não foi o único a chefiar o ministério da Fazenda durante o governo de Deodoro da Fonseca, e tenha causado altos níveis de inflação e a bolha econômica, o encilhamento de fato impulsionou a industrialização.

Mesmo sendo um fracasso, a medida econômica resultou em um avanço econômico, industrial e mental no espírito dos investidores, mesmo que seja controlado.

O encilhamento foi um dos pioneiros a concretizar a abordagem liberalista do início da República do Brasil.