Mercado Imobiliário: entenda como investir – ESTOA

Mercado Imobiliário: entenda como investir

Este tipo de investimento é considerado como o mais tradicional no Brasil


Advertisement


Advertisement


Para investir no mercado imobiliário é necessário entender como funciona, quais os benefícios que este tipo de investimento pode trazer para sua carteira de investidor. 

É necessário que o investidor entenda como funciona a compra de imóveis através da Letra de Crédito Imobiliário (LCI), assim como também por meio dos fundos imobiliários.   

O que é o mercado imobiliário?

O mercado imobiliário tem como objetivo realizar uma negociação de terrenos ou qualquer construção que faça parte desses terrenos. A negociação pode ser feita quando um vendedor cede sua propriedade para um comprador, por meio de crédito imobiliário, assim como também de uma maneira que envolva bens sobre imóveis. Portanto, pode ser feita de maneira direta. 

Advertisement


O mercado imobiliário pode oferecer grandes possibilidades de rendimento, tanto de médio quanto de longo prazo, sendo assim esse tipo de investimento pode trazer uma estabilidade financeira para o investidor. 


Advertisement


Este tipo de investimento pode ser aplicado em compra de imóveis e através da compra de cotas de fundos imobiliários. Deste modo, muitos brasileiros consideram o mercado imobiliário como uma opção de investimento no mercado financeiro.  

Por mais que o mercado imobiliário possa oferecer um bom rendimento ao investidor, é necessário entender que ainda existem outros tipos de mercados que podem trazer muito mais benefícios a sua carteira de investimentos. 

Advertisement


Como funciona o mercado imobiliário?

Entender como o setor imobiliário funciona é fundamental, já que é possível investir tanto com imóveis novos quanto com os que são usados, sendo isso depende da opção do investidor, portanto, de acordo com o planejamento feito na hora de entrar para o mercado imobiliário.   

Com os imóveis de são novos ou usados, o comprador pode realizar reformas, independente se for comercial ou residencial. Entretanto, essa opção é de escolha do próprio investidor, que precisa se organizar sozinho e não através da corretora.

Advertisement


Os imóveis na planta também podem ser uma opção na hoar de investir no mercado imobiliário. Esse tipo de modalidade é mais comum em construções residenciais, que podem ser mais baratas , já que são vendidas antes mesmo da conclusão da construção. 

Já os imóveis que são comerciais, podem oferecer a possibilidade de gerar lucros maiores, já que as empresas costumam a pagar mais pelo espaço, sendo assim é importante que tenha uma localização que entre dentro do planejamento do investidor.  

Um dos maiores riscos na hora de investir no mercado imobiliário é a inadimplência. Se o investimento pode não dar certo caso o país entre numa crise econômica, fazendo com o setor imobiliário tenha uma queda.  

É importante que o investidor tenha alguma segurança para quando o país estiver passando por inadimplência, como proteger a compra através do contrato de aluguel.

Legenda/Foto: No mercado imobiliário através de propriedade novas ou usadas Créditos: Reprodução

As principais formas de investir no mercado imobiliário

Existem muitas maneiras de investir no mercado imobiliário, como através de imóveis residenciais, imóveis comerciais, fundos imobiliários, Letras de Crédito Imobiliários (LCI) e Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI).

Os imóveis residenciais são as construções feitas para serem vendidas, para as pessoas que desejam parar de pagar aluguel, que precisam de um espaço maior e desejam mudar um novo local. 

Já os imóveis comerciais consistem em construções voltadas para estabelecimento de lojas, assim como também para outras atividades no setor comercial. 

Os Fundos de Investimento Imobiliário (Flls) é quando um investidor forma um grupo, que tem como objetivo aplicar seus recursos em negócios de base imobiliária na Bolsa de Valores. Esse tipo de investimento pode incluir empreendimentos imobiliários, imóveis prontos, edifícios comerciais, hotéis, instituições de ensino, shopping  e hospitais. 


A Letra de Crédito Imobiliário (LCI),possibilita o investimento através de renda fixa, sendo lastrado na carteira de empréstimos so setor mobiliário. Portanto, existe um benefício fiscal, no qual é isento de declarar o Imposto de Renda e o IOF.

Por último, o Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), serve como uma modalidade de investimento em renda fixa, no qual é possível investir em títulos de créditos lastreados por meio dos créditos imobiliários.

Uma vantagem em investir através do CRI no mercado imobiliário é que esse tipo também é isento de declarar o Imposto de Renda e o IOF.  

Portanto, para investir no mercado imobiliário, é necessário que o investidor pesquise os diferentes tipos de investir neste setor, além de se planejar para não correr grandes riscos, já que este investimento pode depender da situação econômica do país.