Fundos exclusivos: entenda como aplicar
Os fundos de investimento restritos com um único cotista
O fundo exclusivo é o fundo de investimento fechado, de participação limitada e, como seu nome indica, exclusivo para um único cliente. Com diversas vantagens, esta modalidade personalizada de fundo apresenta menos riscos e uma série de benefícios tributários e jurídicos.
No entanto, junto a uma operação especializada e caráter singular, este fundo tende a ser inacessível a muitos.
O que é um fundo exclusivo?
Um fundo exclusivo é a modalidade de um fundo de investimento estruturado igual a qualquer outro tipo de fundo, com uma única diferença: o número de investidores.
O fundo, principalmente fechado, pode ser caracterizado como limitado a demais cotistas, portanto, o fundo é inteiramente composto por um único cotista, uma enorme vantagem durante as operações. Uma vez que o único cliente do fundo determina todas as alocações, medidas e direcionamentos de recursos, que são feitos sob medida de seus próprios desejos e objetivos.
Ao mesmo tempo que por ser um investidor sustentando todo o fundo, ele passa a ser um investimento extremamente exclusivo e restrito para a maioria esmagadora do mercado. Apenas investidores qualificados podem obter o fundo, o que, a grosso modo, traduz para uma necessidade de um valor mínimo de R$ 10 milhões.
Logo, apesar de ser apresentar diversas vantagens, é um recurso acessível a investidores e clientes de alta renda, com altos valores de recursos disponíveis.
Como o fundo é estruturado?
Além do cotista, origem do capital investido, o fundo exclusivo é sustentado por um administrador, uma equipe de gestão, custodiante e um auditor independente.
O setor administrativo é encarregado por uma equipe especializada nas operações do fundo, o que inclui calcular as cotas, resgates e aportes financeiros. Obrigação diferente da gestora de recursos que, junto ao investidor, supervisiona as movimentações de fato, portanto, as alocações do capital.
Já a atividade dos ativos são registrados pelo custodiante, que guardam o histórico dos ativos em função de assegurar e garantir a segurança dos mesmos e do fundo. Enquanto o trabalho de double check é realizado por um auditor independente, responsável pela verificação obrigatória dos valores, custos, taxas e alocações do fundo.
Vantagens
Por seu caráter específico, a gestão do fundo desenha planos personalizados, adequados para o investidor, que tem total controle das operações, alocações e estratégias feitas pelo gestor.
Acima dos benefícios tributários, o fundo exclusivo também é visto como uma empresa, visto que o fundo é registrado com um CNPJ próprio. Desta forma, como uma “empresa”, os deveres dos investimentos podem ser atendidos por uma pessoa jurídica do fundo, e não o investidor como uma pessoa física.
Por esta mesma razão, o fundo também é protegido pela blindagem patrimonial, o mecanismo de proteção a pessoas físicas relacionadas a empresas.
Fundo fechado X Fundo aberto
Embora o fundo fechado seja mais comum na modalidade, o fundo exclusivo também pode ser um fundo aberto. Cada um com seus próprios aspectos, eles diferem, principalmente, na questão das alocações dos recursos.
De modo geral, o fundo fechado domina o mercado de fundos exclusivos, que por sua vez, indicam mais vantagens do que desvantagens. Da mesma maneira que o fundo fechado manifesta resgate total somente no final do fundo e uma movimentação limitada, sendo dois resgates e aportes permitidos por ano, o fundo também apresenta vantagens muito benéficas que refletem diretamente no potencial do fundo.
Entre está a possibilidade de amortização de dívidas em períodos de 12 em 12 meses, o fundo fechado também é completamente isento do come-cotas, imposto conhecido por reduzir o valor de cotas que são direcionadas ao governo federal na cobrança do Imposto de Renda.
Já o fundo exclusivo aberto indica as características opostas, com um número de resgates e aportes infinito, movimentação livre de capital e tributação do come-cotas. Contudo, as demais tributações sob o fundo aberto são regressivas (exceto quando é um fundo de investimento em ações).