Fundos de investimento no exterior: entenda como funciona – ESTOA

Fundos de investimento no exterior: entenda como funciona

O fundo de investimento no exterior pode trazer grandes vantagens para investidores que desejam ampliar seus financiamentos


Advertisement


Advertisement


O fundo de investimento no exterior, tem a mesma funcionalidade que outros investimentos, servindo como uma medida para proteger o capital do investidor e ampliar seus financiamentos.   

Esse tipo de investimento consiste em proporcionar uma rentabilidade satisfatória, como uma forma de garantir a segurança do capital investido, como em casos de crises no mercado local.

O que são os fundos de investimento no exterior?

O FIEX, conhecido como Fundo de Investimento no Exterior, é uma maneira de investidores com carteira em ativos internacionais, de investir em ações, títulos e entre outros ativos localizados em mercados estrangeiros. 

Advertisement


Investir em fundos de investimentos no exterior, pode trazer uma diversificação a carteira com ativos financeiros, deste modo o investidor poderá adquirir acesso a uma variedade de investimentos globais.  


Advertisement


Como funciona o fundo de investimento no exterior?

Para investir no FIEX, é necessário que você reúna recursos através de condomínio, portanto você precisa investir coletivamente, já que alguns recursos são obtidos de cotistas interessados nos mesmos investimentos e com as mesmas pretensões.

Qualquer fundo de investimento pode ser disponibilizado por administradores e gestores de fundo de investimento. Entretanto, com o FIEX, você terá que pagar uma taxa para a administração e deve cumprir alguns requisitos.   

Advertisement


Os requisitos que você deve cumprir para investir em FIEX, não são tão complicados, você precisa ter ou abrir uma conta em uma corretora internacional. Deste modo, a corretora pedirá alguns documentos pessoais, após a apresentação desses documentos, você poderá utilizar a sua conta e começar a investir em FIEX.

Representação do comércio no exterior Créditos: IMG Serviços

Quais os tipos de FIEX?

Investir em um fundo de financiamento no exterior não é complicado, pois depende de qual tipo você deseja investir, em quais vantagens esse tipo de investimento pode trazer à você. Deste modo, é importante que você escolha com o tipo que se encaixa no que você está procurando. 

Advertisement


Existem três tipos de fundos de investimento no exterior, é importante saber como cada um deles funciona, quais as suas diferenças, vantagens e desvantagens, portanto não é necessário que se sinta perdido  antes de realizar seu investimento, pois as opções trazem benefícios de acordo com o seu planejamento.  

O primeiro FIEX é a renda fixa internacional, que pode ser através de debêntures de organizações multinacionais e títulos públicos de nações tanto desenvolvidas quanto emergentes. Como os de renda variável,  a renda fixa possui proteção de câmbio. 


Esses câmbios são relacionados ao CDI, e podem render até mais que o CDI, alcançando por volta de 2% de volatilidade. 

O  segundo FIEX é o Cambial, que é mais indicado para quem deseja monitorar a oscilação de moedas estrangeiras, como dólar. Esse é o tipo de fundo de investimento no exterior menos usado pelos clientes. 

O último FIEX, é a renda variável, que não fica suscetível à oscilação do dólar. Esse tipo de fundo de investimento no exterior também traz como vantagem a proteção do câmbio. 

Portanto, para investir no FIEX é necessário saber como você pode utilizar o seu investimento, ter em mente o seu objetivo e qual perfil se encaixa dentro do seu planejamento, pois assim você poderá escolher as modalidades mais apropriadas de  fundos internacionais. 

No mercado de fundos de investimentos internacionais, duas grandes potências se destacam como as mais seguras e eficientes, a China e os Estados Unidos. Os dois países podem ser uma boa opção para iniciantes no mercado financeiro, até mesmo para quem já investe no mercado financeiro, mas ainda não em FIEX. 

Quanto mais desenvolvido o país é, maior a estabilidade, segurança e rentabilidade, podem ser oferecidas a você na hora de realizar um investimento, deste modo você pode investir no mercado financeiro sem preocupações e poderá escolher entre uma variedade de produtos.