Agências de rating: saiba o que é e como elas funcionam
Entenda o conceito de agências rating e qual seu papel dentro do mercado financeiro
As agências de rating são empresas independentes responsáveis por analisar atividades financeiras de instituições públicas e privadas, com o objetivo de avaliar o risco de crédito que elas oferecem.
Essa análise é feita através da divulgação de um relatório financeiro, na qual ocorre a atribuição de uma nota de risco, o chamado rating.
Como funcionam as Agências de rating?
Devido ao elevado número de ativos, títulos e empresas atuantes no mercado, muitas vezes o investidor fica impossibilitado de analisar com clareza qual o melhor investimento.
Neste momento, ele poderá recorrer a uma empresa que é especialista no assunto, as agências de rating, elas serão responsáveis por realizar uma análise e orientá-lo de forma profissional qual o melhor caminho a seguir.
Elas analisam o grau de responsabilidade e confiabilidade das instituições para verificar a frequência com que honram os seus compromissos, classificando-as com uma espécie de selo de boa pagadora de dívidas.
As agências de rating, indicam, por exemplo, qual o risco de se investir nos títulos de dívida de um determinado país, fornecendo uma avaliação sobre o grau de investimento e dos riscos de calote que esses ativos possuem.
As três agências de risco mais importantes e com maior credibilidade em todo o mercado são a Moody’s, a Fitch e a S&P (Standard & Poor’ s). Contudo, existem diversas agências de rating espalhadas pelo mundo inteiro.
O que significa as notas dadas pelas agências de rating?
Através dos selos de qualificação emitidos pelas agências de rating, o mercado consegue ter uma visão imparcial e precisa sobre a situação financeira de uma empresa, instituição ou até mesmo de um país.
A classificação das notas ocorre da seguinte forma: quanto maior é uma nota de rating, melhor é a situação financeira e as possibilidades de honrar pagamentos de uma instituição, de acordo com a opinião da agência.
No entanto, um rating baixo demonstra que a instituição não possui um bom histórico de pagamento, sendo mais arriscado fazer esse investimento.
Portanto, as notas de risco irão variar de acordo com o maior ou menor risco de se alocar capital em determinado ativo.
Devido ao seu reconhecimento internacional, as agências de rating são procuradas até mesmo pelas próprias empresas para demonstrar a qualidade dos seus serviços aos seus potenciais investidores.
Como é avaliado o grau de investimento de uma instituição?
A avaliação feita pelas agências de rating em relação às instituições são baseadas em estabilidade financeira, capacidade de caixa para operar e realizar pagamentos, qualidade dos títulos e as garantias oferecidas por eles, e até mesmo o nível de endividamento de curto e longo prazo da instituição.
Também consideram o histórico de crédito, a existência ou não de calotes no passado da instituição, e o nível técnico dos executivos e gestores que comandam a instituição.
Ainda, é feita uma avaliação sobre as condições econômicas e o próprio risco do país onde a instituição está localizada, no caso de empresas, instituições privadas ou estados e municípios.
Por fim, verifica-se a capacidade interna da instituição em gerenciar e mitigar riscos, não só financeiros, mas de qualquer natureza.
Desta forma, é possível ter uma visão geral de onde estará alocando o seu investimento.
Qual a importância das agências de rating dentro do mercado financeiro?
Um fato sobre o mercado financeiro é que existem investidores que não alocam o seu capital em ações com baixo grau de investimento.
E este é o fator determinante para que uma instituição financeira receba aporte de grandes investidores.
Através da classificação obtida pelas agências de rating, o cenário de uma instituição poderá mudar completamente, podendo ganhar visibilidade e alavancar seus resultados, assim como, obter uma reputação ruim.
Portanto, este serviço é fundamental para manter o bom funcionamento da economia global.