After Market: saiba o que é e como essa ferramenta funciona – ESTOA

After Market: saiba o que é e como essa ferramenta funciona

Entenda o conceito desta ferramenta, e como ela atua dentro da bolsa de valores


Advertisement


Advertisement


O After Market é o período extra para negociar ativos na bolsa de valores após o fechamento do pregão. 

Ele foi desenvolvido especialmente para facilitar a vida daqueles que não têm disponibilidade de tempo, e para incluir pequenos e médios investidores que não possuem muita experiência no mercado financeiro.

Essa prática teve início em 1991, na bolsa de valores de Nova York, criada com o intuito de aumentar a competitividade entre os investidores. Logo após, ela foi adotada pelo Brasil e continua vigente até hoje.  

Advertisement


Como o After Market funciona ?

A transação desse serviço ocorre por meio do Home Broker (investimentos financeiros que podem ser realizados a partir de qualquer lugar), ou por uma mesa de operações de uma corretora, dando início após o fechamento do mercado, que ocorre às 17 horas. 

Normalmente, as operações começam a entrar em ação das 17h25 até às 17h30, que é onde ocorre a fase de pré-abertura, e posteriormente das 17h30 às 18 horas, que é o seu horário de pleno funcionamento.

Advertisement



Portanto, o after-market permitiu que as pessoas que antes não podiam negociar na bolsa por uma limitação de tempo, pudessem ter mais uma oportunidade no dia para comprar e vender suas ações.

Advertisement


Quais as regras para operar no After Market? 

Este benefício vem acompanhado de algumas regras específicas que funcionam de forma diferente do horário tradicional do pregão, portanto, é importante se manter atento a esses detalhes:  

• Não é permitido operar com opções; apenas ativos à vista e commodities.

Advertisement


• Caso o ativo não tenha sido negociado durante o pregão no horário comercial, ele não poderá ser disponibilizado no After Market.

• As ações negociadas devem fazer parte da carteira teórica do índice Ibovespa;

• Existe um limite máximo de negociação por CPF, da qual não pode ultrapassar R$ 900 mil;

• A oscilação de ativos não pode ultrapassar a margem de 2% em relação ao fechamento do pregão normal.

De acordo com as regras apresentadas, é possível constatar que um investidor comum é totalmente capaz de realizar suas movimentações mesmo com essas limitações.

Essas restrições existem para impedir que investidores com poder aquisitivo maior influencie o mercado para o seu benefício próprio. 

Dessa forma, estaria desequilibrando o mercado financeiro em um momento inviável para muitos investidores, analistas e funcionários de corretoras.

Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução

Vantagens do After Market

O After Market, sem dúvidas, é uma ferramenta que veio para facilitar a vida do investidor que não consegue realizar suas negociações em tempo hábil, pois possibilita que ele faça alterações e as movimentações necessárias para ajustar sua carteira. Confira suas principais vantagens:

• Poder de negociação com novas informações: poder negociar após o fechamento do mercado permite que você reaja rapidamente a notícias de última hora ou novas informações antes da abertura do mercado do dia seguinte.

• Oportunidades de preços: embora a volatilidade seja limitada após o horário comercial, você pode encontrar alguns bons preços durante esse período.

• Conveniência: investidores podem preferir negociar fora dos horários de pico, e o After Market oferece essa flexibilidade.


Desvantagens

• Menor liquidez: como há muito mais traders durante o horário normal do pregão, neste horário o volume é menor, portanto pode ser mais difícil para lucrar. 

• Restrição de ativos: os ativos de Renda Fixa e Opções não estão disponíveis para negociação nesse horário.

• Maior concorrência: embora pequenos investidores façam negociações no After Market, eles ainda precisam competir com grandes investidores, que têm acesso a mais recursos. 

• Volatilidade: as negociações no After Market são menores em comparação com as que acontecem durante o horário regular. Então, é mais provável que as flutuações de preços sejam maiores nas negociações após o expediente.

• Spreads amplos: um volume de negociação menor pode resultar em um amplo spread, isto é, uma grande diferença entre preço de compra e de venda de uma ação, título ou outro ativo. Portanto, pode ser complicado executar um pedido com um bom valor.

Lembrando que, caso um investidor tente comprar um ativo durante o final do horário normal de pregão, sua ordem poderá ser concluída durante o período do after-market.

Desta forma ele conseguirá concluir sua ação e aguardar a realização da devida operação.