Entenda o conceito de ações de primeira linha e como elas funcionam  – ESTOA

Entenda o conceito de ações de primeira linha e como elas funcionam 

As ações de primeira linha são os ativos pertencentes às empresas grandes e consolidadas


Advertisement


Advertisement


As ações de primeira linha são ações de grandes empresas e que possuem alto grau de liquidez. Normalmente são as que mais atraem os investidores, também conhecidas como blue chips. Além disso, esse termo também é utilizado para identificar as empresas mais seguras para o investidor aplicar o seu capital. 

Essas ações também atraem muitos investidores pois possuem um alto volume de negociação diária. Ou seja, as ações de primeira linha possuem boa liquidez e geralmente não passam por grandes oscilações de preços.


Advertisement


Quais as principais características das ações de primeira linha?

As ações de primeira linha são papéis de organizações bastante líquidos, com compras e vendas acontecendo em alto volume e que apresentam um nível maior de segurança de investimento.

É preciso saber que essas ações possuem características que outras companhias do mesmo setor não têm. Uma ação desse tipo apresenta alta segurança quando comparada com suas concorrentes.

Advertisement


Isso se dá por ela já estar bem estabelecida em seu ramo de atuação, portanto, ainda que não tenha um potencial de crescimento tão grande, consegue trazer retornos mais previsíveis aos seus acionistas. 

Um bom critério para saber se uma ação é de primeira linha é saber se ela consta em seu índice de referência.
Por exemplo: ações brasileiras que fazem parte do Ibovespa e possuem grande peso podem ser ações de primeira linha. O mesmo vale para as ações americanas e o S&P 500.

Advertisement


Legenda: Características de ações de segunda e terceira linha Créditos: Reprodução

Ações de primeira versus segunda e terceira linha

As ações de primeira linha são os ativos pertencentes a empresas grandes e consolidadas. Normalmente elas são líderes no mercado, passam por baixa volatilidade e são consideradas mais seguras pelos investidores.

Por outro lado, as ações de segunda linha são os papéis das empresas menores. Esses ativos possuem uma liquidez menor e têm uma maior volatilidade do que as ações de primeira linha. Geralmente elas são escolhidas pelos investidores mais experientes no mercado.

Advertisement


O lado positivo dessas ações é que elas podem valorizar bastante. Isso porque, essas empresas que agora são pequenas, podem crescer e elevar o valor dos seus ativos. Diante disso, elas podem apresentar uma valorização maior do que as blue chips.

Por fim, as ações de terceira linha são aquelas que possuem um valor de mercado muito baixo, portanto, um elevado potencial de crescimento. É o caso das small caps.

Essas empresas costumam apresentar um potencial de valorização maior até do que as ações de primeira linha.

Exemplos de ações de primeira linha

É possível citar alguns exemplos de ações de primeira linha, entre elas:

• McDonalds;

• Coca-Cola;

• Johnson & Johnson;

• JPMorgan Chase;

• 3M;

• Itaú

1. McDonalds

O McDonalds é a maior rede de fast-foods dos Estados Unidos e do mundo, com presença em dezenas de países.

Sendo um caso muito famoso de uma Blue Chip dentro de seu setor.

2. Coca-Cola

Em segundo lugar, é possível citar a Coca-Cola que, assim como o exemplo anterior, está no mercado de alimentos e bebidas exercendo praticamente um monopólio no setor conquistado ao longo de décadas. Ela é uma das grandes ações de primeira linha.

3. Johnson & Johnson

A Johnson & Johnson, apesar do recente domínio das empresas de tecnologia, segue sendo uma das empresas com maior valor de mercado dos EUA.

A companhia domina os setores da saúde, tanto na área de medicamentos, produtos de beleza, de higiene e outros. Sem dúvidas, é uma marca conhecida por muitas pessoas em todo o mundo.

4. JPMorgan Chase

O JPMorgan Chase é o maior banco dos Estados Unidos e, por isso, pode ser citado como uma ação de primeira linha.

5. 3M

A 3M é uma das maiores empresas do ramo industrial, possuindo diversas linhas de serviço: desde peças industriais, passando por produtos relacionados com a saúde até produtos de escritório.

6. Itaú

Para citar uma empresa brasileira, é possível falar do Itaú. O banco, assim como as outras empresas citadas anteriormente, é o líder de market share do seu setor.

O banco se beneficia da baixa concorrência no setor bancário no país (que é considerada por alguns como oligopólio) para apresentar grandes lucros e grandes dividendos.


Vantagens e desvantagens das blue chips

Uma das principais vantagens das ações de primeira linha é a liquidez. Assim, o investidor geralmente não encontra dificuldades em comprar ou vender essas ações. Como as pessoas estão sempre negociando esse tipo de ativo, normalmente elas não passam por fortes oscilações como ocorre com as pequenas empresas.

Mesmo que ainda seja um tipo de ativo que possui risco, já que é uma aplicação de renda variável, elas são consideradas mais seguras. Em contrapartida, a desvantagem dessas ações é que elas não possuem muito espaço para crescimento. Isso significa que não existe muita margem para valorização dos papéis.

Antes de comprar este tipo de ativo, é preciso que o investidor considere qual o seu perfil de investidor e objetivos com a aplicação. 

Por exemplo, se você aceita correr um certo risco em troca de grandes rendimentos, então as ações de empresas menores podem ser mais interessantes, já que elas podem se valorizar.

Porém, se você prefere a segurança, mesmo que o retorno seja menor, então as ações de primeira linha podem ser uma boa opção. Independente do tipo de ação escolhida, o recomendado é diversificar a carteira entre empresas e setores.