Bullish Market: O que é e como funciona – ESTOA

Bullish Market: O que é e como funciona

Como o contexto positivo influencia e gera o período de valorização crescente de ações


Advertisement


Advertisement


Fazendo parte do processo cíclico da economia, o bullish market é a atitude tomada pelos investidores que motivam o crescimento econômico de ativos em decorrência de uma depressão ou estagnação econômica.

O mercado bullish, também conhecido como Bull Market, nada mais é do que um enquadramento benéfico a seus acionistas. Ele pode ser tanto um antecedente quanto consequência do mercado bearish. 

Como opostos, o mercado de touro e o mercado de urso aparecem no ciclo da bolsa de valores, gerando características favoráveis que expandem o mercado e desfavoráveis que reduzem, respectivamente.

Advertisement



Muito popular nos Estados Unidos, a abordagem vem ganhando destaque no mercado brasileiro, já sendo um termo conhecido pela maioria dos acionistas. 

Advertisement


O termo bullish, da palavra “bull” que significa touro em inglês, vem se popularizando cada vez mais no mercado de investimentos, sendo uma prática frequentemente utilizada por Warren Buffett, considerado por muitos como o maior investidor de todos os tempos. 

Para dominar sua técnica, entretanto, é preciso compreender suas características e seu contexto em que se forma.

Advertisement


Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução

O que significa o bullish market?

Visto que o mercado financeiro funciona através de ciclos, os investidores tiram proveitos dos momentos de decadência que antecedem os momentos de alta. É assim que o bull market gira.

Quando se percebe um mercado estagnado em um ciclo de pessimismo, declinando o valor de ações, os acionistas experientes sabem que este mesmo mercado está propenso a subir. Portanto, enquanto os acionistas receosos que suas ações desvalorizadas caiam ainda mais acabam vendendo seus ativos por um valor baixo, outros investidores aproveitam para comprar a ação que irá ser valorizada.

Advertisement


Em outras palavras, é a percepção do esquentamento do mercado e do fortalecimento das ações em um contexto negativo e desfavorável.


Quais são os indícios de bullish?

Podendo estar se referindo a uma ação individual ou a bolsa de valores generalizada, esta tendência de alta se dá graças a um contexto cíclico prolongado de baixa, o tal conhecido como bearish. Ela pode ser antecedida por um período curto ou longo de um clima pessimista na economia e de negociações empresariais com baixos indicadores de mercado.

Para ficar atento, há três fases principais que contextualizam o clima tendencioso ao bullish. Devido ao clima e resultados negativos, a acumulação de ações é um forte indicador de que o mercado está começando a esquentar. Logo mais vem uma rápida valorização vinda da volta das movimentações e negociações. E, para finalizar, é a alta do mercado, os acionistas iniciais começam a reduzir suas posições, sinalizando em seguida o pico e estágio final do bullish.

Sua história e simbologia

O termo bullish market, mercado de touro em tradução livre, é em referência ao animal touro e seu ataque de baixo para cima.

Touro de Wall Street, localizado no distrito financeiro de Manhattan, em frente de prédios e placas de Nova York/Foto: Reprodução

Como figura do mercado de ações, o touro inclusive pode ser visto na estátua do Charging Bull, também conhecido como o Touro de Wall Street. A famosa estátua do artista italiano Arturo Di Modica foi feita com o propósito de dar forças a Nova York após a queda das bolsas de valores de 1987. 

Embora tenha sido instalada de forma ilegal, chegando a ser confiscada pelo departamento da polícia, por sua notoriedade ela voltou a ser colocada no distrito financeiro de Manhattan, próximo a rua Wall Street, onde está até hoje. 

Porém agora simboliza o ataque e a força financeira. Desta forma, intensificando ainda mais a mensagem do bullish market, atraindo turistas todos os dias, é um grande símbolo do mundo dos investimentos e de Nova York.

Por ter um ataque diferencial de outros animais, a movimentação do chifre do touro durante um ataque segue de baixo para cima, jogando sua vítima para o alto, sinalizando assim de forma análoga à movimentação do mercado financeiro propício ao bullish.

Bullish e bearish: qual a diferença?

Enquanto sua ação do touro é de baixo para cima, o movimento do urso é o completo oposto.

Como toda etapa dentro do ciclo do mercado financeiro, a alta acaba em uma hora, e o que vem em seguida é o bearish market.

Podendo ser datado para Londres no início de 1700, o bearish, ou mercado de urso, pode ser contextualizado pela aposta na queda das ações diante de um contexto otimista e bem sucedido. Ou seja, a atitude em resposta do bullish.