Pregão da Bolsa de valores: entenda como funciona
As negociações de ações da bolsa ficam restritas ao pregão
O melhor horário para negociar as ações, é quando acontece o pregão da Bolsa de Valores brasileira (B3). Deste modo, é fundamental entender como funciona e quais os horários que podem te ajudar na hora de investir no mercado.
Se você deseja investir no mercado de ações, adquirindo um bom crédito, é essencial que o investidor fique de olho no pregão.
O que é o pregão da Bolsa?
O pregão da bolsa de valores possui um horário específico para a execução e efetivação das ordens de compras e vendas de ações na B3.
As ações diferente de outros ativos e títulos públicos do tesouro que podem ser negociados em outros momentos, devem ser negociadas especificamente no horário do pregão da Bolsa.
Já que para enviar ordem de compra ou venda através de uma corretora de valores, é necessário que a aplicação seja regulamentada, que são os horários disponíveis ao pregão.
Se um investidor mandou uma ordem de investimento em um sábado, a ação só poderá ser concretizada na segunda-feira, após a abertura do pregão.
Os horário de funcionamento do pregão da Bolsa
O pregão da Bolsa ocorre em todos os dias úteis da semana, com exceção dos sábados, domingos e dependendo da Bolsa, o pregão pode não acontecer em alguns feriados.
Durante o período de fechamento ou encerramento do pregão, alguns investidores costumam a enviar uma ordem de compra de ações, venda e até mesmo cancelar antigas ordens que podem futuramente ser executadas.
É possível dividir o horário do pregão da Bolsa em três etapas: pré-abertura, negociação e call de fechamento.
Pré-abertura
A pré-abertura pode também ser conhecida como o leilão de pré-abertura, que começa em 15 minutos antes da abertura oficial do mercado à vista e fracionário. Neste curto período o sistema da bolsa registra as ordens de compras e vendas que já foram executadas, mas não são de fato executadas.
No momento de pré-abertura, às ordens realizadas neste momento não podem ser canceladas, já que estas ações são utilizadas para a formação do preço de abertura dos ativos.
Negociações
As negociações é o período em que as ordens são de fato executadas, este período começa Às 10:00 (horário de Brasília)e termina Às 16:55 (horário de Brasília), já as negociações de mercado a termo vão até às 17:25 (horário de Brasília).
Call de fechamento
O Call de fechamento é conhecido como os últimos instantes do pregão da Bolsa de Valores. O objetivo principal desses últimos momentos do pregão é a manutenção da transparência dos ativos, de acordo com as regras utilizadas pelo Sistema Eletrônico de Negociação.
Atualmente, a Bolsa de Valores sofreu algumas alterações em seu funcionamento, para se adaptar com as inovações, como as tecnologias e algumas ferramentas que se tornaram digitais.
Antes das novas tecnologias, a maneira mais comum era negociar ações através do pregão viva voz, onde o investidor tinha que ligar e registrar manualmente os seus lances nos respectivos horários.
A forma de participar do pregão era muito mais difícil, já que demandava muito trabalho e não era tão eficiente como nos dias de hoje. Atualmente, a forma mais comum de negociar ativos é através do pregão digital, no qual foi implantado no Brasil em 1997, onde os investidores executam suas ordens de investimentos através de seus home brokers.
Com esta atualização o pregão se tornou muito mais democrárico para os investidores e menos trabalhoso do que antigamente. Este período é essencial quando você deseja investir na Bolsa de Valores.
Entender como o Pregão na Bolsa de Valores funciona e quais seus horários pode te ajudar a ganhar um bom crédito na sua carteira de investidor, já que quanto mais ações você investe mais experiente você se torna como investidor.