Fed: conheça a autoridade monetária dos Estados Unidos
O órgão responsável por guiar a economia norte-americana
Equivalente ao Banco Central do Brasil, o Federal Reserve (Fed) é responsável por administrar a política monetária dos Estados Unidos.
A instituição, dessa forma, tem o dever de guiar a maior economia do mundo, promovendo o seu desenvolvimento sustentável e impactando, consequentemente, outros cenários econômicos e financeiros ao redor do globo.
O que é o Fed?
O Federal Reserve Board (Conselho da Reserva Federal, em tradução livre) é a autoridade monetária dos EUA. Sua atuação em terras norte-americanas é semelhante à do Bacen, aqui no Brasil.
Além de formular a política monetária do país, o órgão é responsável por manter a integridade da economia dos EUA, controlando a inflação através da elevação da taxa de juros, por exemplo.
Assim, para atingir o objetivo duplo de diminuir a desvalorização do dólar — a inflação, e aumentar os índices de empregabilidade do país, ao mesmo tempo que zela pela economia, o Fed atua de forma independente dos três poderes norte-americanos.
Isso quer dizer que o BC possui aval positivo para intervir na economia do país, como fez na crise de 2008 — causada pela bolha imobiliária, e aplicar ou modificar políticas econômicas.
Existem, no entanto, instituições privadas que auxiliam na tomada de decisões do Fed.
O Banco Central dos EUA possui, ainda, o dever de monitorar as instituições financeiras existentes no país, a fim de proteger o mercado financeiro dos Estados Unidos. Para isso, o Fed regula, constantemente, os bancos.
Surgimento do Fed
O órgão regulador da economia norte-americana foi fundado no dia 23 de dezembro de 1913. Apesar disso, o Fed não foi o primeiro Banco Central dos Estados Unidos.
Em meados de 1791, o governo do país concedeu ao First Bank a permissão para atuar como Banco Central dos EUA. Então, a instituição financeira atuou nesta posição até o ano de 1811, quando o Congresso do país se opôs à renovar a carta patente.
Isso ocorreu durante o mandato do presidente James Madison, que durou entre 1809 e 1817, o quarto presidente norte-americano.
A próxima instituição reguladora viria a ser originada em 1816, o segundo Banco Central dos Estados Unidos. No período entre a dissolução do primeiro BC e a origem do segundo, o país seguiu sem um órgão regulador.
O segundo BC norte-americano atuou durante vinte anos, até o ano de 1836. O terceiro órgão regulador, o Federal Reserve, surgiu em 1913. No período entre a segunda e terceira instituição, outros modelos foram experimentados.
Como o Fed atua?
A atuação do Federal Reserve é composta por três instituições derivadas do Banco Central norte-americano. Elas são os Federal Reserve Banks, Federal Open Market Committee (FOMC) e o Board of Governors.
Federal Reserve Banks
Os Federal Reserve Banks funcionam como uma extensão do Banco Central dos Estados Unidos.
Eles são responsáveis por implementar em cada uma das regiões dos EUA as políticas monetárias definidas pelo Federal Open Market Committee.
Existem, atualmente, treze instituições para cada localização do país, com localidades em diferentes cidades dos Estados Unidos;
Assim, existem o Federal Reserve Bank de Atlanta, Boston, Chicago, Cleveland, Dallas, Kansas City, Minneapolis, Nova York, Philadelphia, Richmond, San Francisco e St. Louis.
A central de todas as ramificações fica em Washington, D. C., no edifício Eccles, a principal construção do Fed.
Open Market Committee (FOMC)
O FOMC é um comitê formado por 19 participantes: 12 presidentes de cada um dos Federal Reserve Banks e 7 membros do Board of Governors. Seu objetivo é definir o andamento da taxa de juros dos Estados Unidos, protegendo, assim, a maior economia do mundo.
As elevações são feitas para combater a alta da inflação e controlar a quantidade de capital em circulação no país.
Board of Governors
Além de regular a atividade bancária nos Estados Unidos, o Board of Governors (Conselho de Governadores, em tradução livre) também tem influência na definição do movimento da taxa de juros norte-americana.
O processo de escolha dos conselheiros é similar ao do presidente do Federal Reserve — atualmente, Jerome Powell, sendo indicados pelo presidente do país e, posteriormente, sujeitos à aprovação do Senado.
O mandato dos executivos do Board of Governors pode variar entre 4 e 14 anos.
Como o Fed interfere em outras economias?
Apesar de não ter a capacidade de interferir no desempenho de outras economias no mundo de forma direta — o Fed só pode ter esse tipo de abordagem com a norte-americana, a instituição reguladora é capaz de afetá-las indiretamente.
Tratando-se da maior economia do mundo, muitas moedas são lastreadas no dólar, isto é, baseiam-se nele para se precificar. Além disso, o preço das commodities, bens primários negociados no mercado financeiro, é dolarizado.
Sendo assim, sua variação positiva ou negativa pode afetar a precificação dos itens no mercado, impactando, consequentemente, nos investimentos.