Relações com investidores: conheça a área fundamental para o mercado financeiro
O setor é utilizado por acionistas para acompanhar seus investimentos
Com o objetivo de promover transparência entre as companhias de capital aberto e seus acionistas, a área de Relações com Investidores (RI) é responsável por emitir informações acerca de negócios fechados e atividades envolvendo o patrimônio das empresas.
Dessa forma, analisando os dados divulgados, os acionistas podem ter uma base para direcionar seus investimentos e realizar as melhores escolhas
O que são Relações com Investidores?
O departamento de relações com investidores é fundamental para as empresas de capital aberto. Assim, todas as companhias listadas na Bolsa de Valores brasileira, a B3, são obrigadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a possuir o setor.
A exigência é feita na Instrução CVM 309/1999, que determina que, para que uma companhia seja listada, seu estatuto social deve, obrigatoriamente, ter a função de relações com investidores.
Então, quando uma instituição tem o objetivo de se listar na bolsa, é normal que seja definido, também, o Diretor de Relações com Investidores, responsável pela função.
Através dele, importantes informações são divulgadas ao mercado, como atas de reuniões, balanços trimestrais, desempenhos financeiros, mudanças no quadro de executivos, negócios fechados, operações financeiras realizadas e outras atividades feitas pela empresa.
Dessa maneira, utilizando-se dos dados publicados, investidores podem fazer as melhores escolhas para direcionar seus investimentos.
No entanto, além de divulgar informações, o setor de RI também é responsável por acompanhar as reações e respostas do mercado financeiro aos fatos divulgados.
Assim, o departamento é responsável por realizar uma troca de informações institucionais de interesse público entre uma empresa listada na Bolsa e os acionistas do mercado em geral.
Outra responsabilidade atribuída à função é garantir que a instituição em questão esteja de acordo com as regulamentações estabelecidas pela CVM, acompanhando as mudanças regulatórias do mercado.
Como o setor de RI é moldado?
O departamento de RI de uma empresa é formado por profissionais de comunicação, sendo uma extensão do setor de Relações Públicas da companhia.
Por conta disso, também lhe é atribuída a função de zelar pela imagem da organização perante o público acionista.
Para fornecer as informações, ele é, ainda, correlacionado com as áreas jurídicas e contábeis das instituições.
Como acessar a área de Relações com Investidores?
Para acessar a área de RI de uma empresa, basta pesquisar o nome da companhia ao lado da sigla “ri”. Normalmente, o endereço oficial de Relações com Investidores está entre os primeiros resultados.
Para identificar o website oficial de ri de uma instituição, basta olhar sua URL. Normalmente, seu endereço é composto por “https://ri.” + o nome da empresa.
Outra maneira de acessar o portal de Relações com Investidores de uma companhia é navegar pelo site oficial da Bolsa de Valores brasileira, a B3. Lá, na aba de “Produtos e Serviços”, é possível encontrar “Renda Variável”.
Lá, no setor de “Ações”, é necessário clicar em “saiba mais”. Em seguida, na parte superior da tela, é preciso acessar o menu de “Empresas Listadas”.
Ao pesquisar uma empresa, é possível acessar uma ficha com todas as informações da companhia, inclusive, os documentos publicados.
Caso prefira acessar o departamento de outra maneira, em meio aos dados, é possível encontrar o site oficial da empresa. Lá, para acessar o portal de RI, busque por “investidores” ou “Relações com Investidores”.
Como as informações podem ser utilizadas?
Como dito, a interpretação dos dados e informações publicadas pelas empresas através do departamento de relações com investidores pode ser extremamente útil na decisão do direcionamento dos investimentos por parte dos acionistas.
Um exemplo de sua utilização é na análise fundamentalista, um método de análise financeira das empresas, com o objetivo de avaliar investimentos.
Isso pois, através dos documentos publicados, esse método constata a saúde financeira e projeta expectativas para o futuro, ao mesmo tempo em que guia investimentos.