Investimento no exterior: entenda como investir em ativos internacionais – ESTOA

Investimento no exterior: entenda como investir em ativos internacionais

Saiba como diversificar a sua carteira de investimentos com ativos ao redor do mundo


Advertisement


Advertisement


Se o seu objetivo é ter uma carteira diversificada  quando você investe no mercado financeiro, para encontrar mais alternativas e rentabilidade, investir no exterior pode ser uma boa maneira de possuir um bom histórico de crédito na bolsa de valores. 

Antes de começar a investir em ativos internacionais, é necessário planejamento, entender quais as vantagens de adquirir investimentos fora do Brasil.  

O investimento no exterior 

O investimento no exterior é uma forma de alocar o capital que é feito em um país diferente do qual o investidor reside, portanto se o investidor brasileiro investe em uma ação na bolsa de valores dos Estados Unidos ou na Ásia, ele está realizando um investimento no exterior. 

Advertisement



Realizar investimentos internacionais pode fazer com que seja possível diversificar o capital, assim como arrecadar rendimentos em moedas  mais fortes, como dólar e euro, deste modo você pode investir em ações da Apple (AAPL34) e Amazon (AMZO34).

Advertisement


Existem muitas maneiras de investir no exterior, como os BDRs e os ETFs, assim como através de outras corretoras internacionais. Para investir no exterior, é necessário que o capital seja baixo, mesmo que não exista limite na hora de investir na bolsa.

Os investimentos no exterior não consistem apenas em ações, mas em fundos de investimentos, ETFs, Reits, moedas internacional e renda fixa, já que o objetivo principal de investir internacionalmente é trazer uma variedade de ativos ao investir, portanto diversificando a sua carteira, para que tenha um bom histórico  de crédito.

Advertisement


Como investir no exterior?

Para começar a investir no exterior, é necessário abrir uma conta em uma corretora que trabalha com valores norte-americanos, já que diferente do Brasil, as bolsas norte-americanas possuem empresas ao redor do mundo todo, que são negociadas, portanto é possível aplicar através da corretora norte-americana, em ações da Europa, Ásia, Oceania, entre outros, que são a  NASDAQ e NYSE.

Além de ser possível investir em ações de várias empresas ao redor do mundo através da corretora norte-americana, há possibilidades de o investidor conseguir adquirir os Exchange Traded Funds (ETFs) de diversos países.   

Advertisement


Portanto, para investir em ações ao redor do mundo, é necessário que você abra uma conta em uma corretora norte-americana, envie dólares para esta conta e por fim começar o seu novo investimento.

Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução

Investir no exterior através do mercado brasileiro

O primeiro passo para investir no exterior é abrir uma  conta em uma corretora norte-americana, entretanto existem outras formas de adquirir investimentos internacionais. 

Fundo de Investimentos no Exterior

O Fundo de Investimentos no Exterior tem como objetivo evitar responsabilidades com o Banco Central ou o Imposto de Renda, por mais que ainda exista uma responsabilidade com o BC e o IR, a gestora de fundo que se responsabiliza pela administração da carteira de investimentos, o processo, no qual pode apresentar mais comodidade  e um custo mais baixo, já que os investidores podem comprar ativos desse fundo. 

Exchange Traded Funds (ETFs)

Os ETFs são produtos  negociados na bolsa de valores, com o objetivo de reunir um conjunto de ações em um mesmo ativo. Quando você investe em ETFs, é possível que o investidor compre as cotas de fundos como se fosse ações. 


O investidor compra  as cotas do ETFs, que possuem uma gestão passiva,  que segue a distribuição de carteira de um respectivo índice. 

Brazilian Depositary Receipts (BDRs)

Uma outra forma de investir no exterior, é através dos BDRs, que consiste em um certificado de depósito de ações estrangeiras, que negociam na bolsa brasileira em reais, disponibilizando a renda variável para os investidores que desejam aplicar no exterior.  

O BDRs é uma maneira alternativa para os investidores que desejam investir em ações de empresas norte-americanas, sem exigir uma exposição da carteira ao mercado internacional. 

Portanto, investir no exterior depende do perfil do investidor, assim como da série de análises que devem ser feitas antes de começar a aplicar em ativos ao redor do mundo.