Long: conheça a operação de valorização de ativos – ESTOA

Long: conheça a operação de valorização de ativos

Essa operação pode trazer muito rendimentos em seus investimentos


Advertisement


Advertisement


Em oposição à operação de short, como seu nome sugere, long é a representação de valorização de uma ação. O termo se relaciona na compra de um ativo tendo a perspectiva de alta e lucro.

Ao comprar um ativo, o investidor tem em base uma expectativa de alta, portanto, ele compra a ação antes do período de aumento. Dessa forma, o investidor compra um ativo, espera a alta e vende por um preço superior ao valor pago originalmente.


Advertisement


Como funciona?

A operação, frequentemente colocada junto à operação short, tem o mecanismo muito mais simples do que sua oposta. Enquanto o lucro do short envolve aluguel, venda, compra e devolução de um ativo, o long apresenta uma operação mais direta, de compra e venda. 

O long opera de forma muito simples. Ao estudar o mercado e o ativo, levando em consideração o bull e bear market e seus comportamentos, o investidor deduz que a seguinte ação está à caminho de uma trajetória de valorização. Portanto, antes da alta, o investidor compra a ação na Bolsa de Valores por um valor e aguarda. 

Advertisement


Se o mercado se manter dentro da projeção do especialista, assim que a ação atingir sua alta, o investidor vende o ativo por um preço elevado, correspondente ao valor de mercado.

Desta forma, o lucro é representado pela diferença entre o preço de compra e de venda.

Advertisement


O nome do long vem de sua característica a longo prazo, apesar da estratégia variar em função do contexto inserido. No mercado de opções, o long position representa o período, normalmente extenso, que o investidor aguarda para o preço da ação comprada subir, e desta forma conseguir vender a mesma por um valor ainda maior.

Na prática, essa opção pode ser chamada de “go long”, ou como é no Brasil, “estar comprando”.

Advertisement


Legenda: A estratégia long & short é uma operação que adota ambos planos em diferentes mercados Créditos:  CanStockPhoto

Long & short

Agora, caso a expectativa do ativo seja oposta, a estratégia que entra em vigência é a de short. O investidor determina a desvalorização de uma ação e adota o short position, a operação que anda de mãos dadas com o long.

Shortear uma ação é a estratégia de aluguel de um ativo em decadência, venda a um terceiro e a compra de volta após sua desvalorização. Logo, o preço da venda é superior ao preço de compra. E então, o investidor devolve a ação ao dono. 

Enquanto o long visa o aumento do preço, lucrar com short significa apostar contra o mercado. 

Assim como bull e bear market andam juntos mas remetem a fenômenos completamente divergentes, o long e short funcionam de maneira similar. Bull e bear market não funcionam simultaneamente, já long e short sim.


A estratégia long & short é uma operação que adota ambos planos em diferentes mercados. Dessa forma, o capital ganho na venda de uma ação na aplicação short é utilizada como financiamento da compra de uma ação prevista para subir, assim, na aplicação long.

Quais são suas vantagens?

Bem como seu nome indica, o long é uma estratégia a longo prazo, seu lucro e demais vantagens se manifestam depois um longo período. A fim de ter seus ganhos, é preciso ter calma, pois o long position não apenas apresenta lucro, mas como uma de suas maiores vantagens.

O potencial de lucro cresce cada vez mais ao longo do tempo, solidificando a projeção do investidor sob o ativo.

Acima da operação é caracterizada pela pouca volatilidade, visto que são investimentos de curto prazo mais marcados pela instabilidade do preço de um ativo. Ou seja, o longo tempo de espera recompensa eventualmente. A tendência de lucro é mais vista em investidores que permaneceram na mesma ação, mesmo após anos. 

Em vista da incerteza do mercado financeiro, pode parecer arriscado, mas a estratégia funciona. Ainda durante períodos de inconstâncias, a carteira do investidor que aguarda tende a sofrer menos os impactos. Obviamente, julgando o mercado e a operação com segurança, cautela e estudos.