Bovespa Mais: entenda como funciona este modelo de listagem dentro do mercado financeiro
Este modelo foi desenvolvido como forma de acesso de empresas de pequeno porte ao mercado financeiro.
Bovespa Mais é um segmento de listagem da B3 que visa agregar para o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro. Diante disso, ele foi criado com o intuito de promover a abertura de capital de empresas que desejam acessar o mercado de forma gradativa.
Como funciona o Bovespa Mais?
A B3 passou a disponibilizar este tipo de listagem como forma de acelerar o crescimento do mercado de capitais brasileiro.
Sendo assim, a listagem dos negócios no Bovespa Mais pode ser feita sem oferta pública e a empresa tem o prazo de até 7 anos para realizar o IPO (initial public offering).
Este segmento também pode ajudar empresas emergentes de pequeno e médio porte que buscam crescer no mercado de capitais. Afinal, a estratégia de acesso gradual permite que a companhia se prepare de maneira adequada para participar do mercado acionário.
O Bovespa Mais permite que os investidores tenham uma visão mais abrangente do negócio. Para isso, é necessário implementar padrões elevados de governança corporativa e transparência com o mercado financeiro.
Além disso, a empresa poderá usufruir dos benefícios de ser uma companhia listada na bolsa e ainda ter tempo de realizar o seu IPO.
Este segmento de listagem permite que as empresas façam captações menores. Ainda assim, os valores são suficientes para financiar seus projetos de crescimento. Contudo, as companhias podem emitir apenas ações ordinárias (ON).
Alguns fatores, no entanto, poderão influenciar para o não investimento em empresas deste segmento, sendo um deles a falta de liquidez.
Devido a oferta de ações, na maior parte das vezes, ocorrer de forma restrita e em um volume pequeno, as ações tendem a possuir uma baixa liquidez.
Portanto, é importante que o investidor deste segmento possua uma visão a longo prazo, visualizando um futuro crescimento da empresa e consequentemente o aumento de liquidez de suas ações.
Comparação entre Bovespa Mais e Bovespa Mais nível 2
Ao realizar uma pesquisa dentre os segmentos da B3, é comum que haja dúvidas sobre as diferenças entre o Bovespa Mais Nível 2 e Bovespa Mais.
Uma das principais diferenças é que no Bovespa Mais 2, as empresas listadas podem manter ações preferenciais (PN). Além disso, se houver venda de controle da empresa, tanto as ações ON quanto as PN terão o tag along de 100%.
Sendo este um mecanismo que permite que os sócios minoritários vendam suas ações para o novo controlador a um valor que corresponde a, pelo menos, 80% do valor oferecido pelas ações dos acionistas majoritários.
Quais os requisitos para que as empresas acessem o Bovespa Mais ?
O Bovespa Mais é um segmento muito buscado por empresas consideradas emergentes. Por isso, é comum que elas desejem acessar o mercado de ações de forma progressiva.
Para isso, as empresas que desejam acessar e permanecer no segmento Bovespa Mais, devem atender aos seguintes requisitos:
• Converter a empresa Limitada em Sociedade Anônima (S/A);
• Emitir apenas ações ordinárias;
• Garantir o direito ao tag along de 100%;
• Desenvolver um conselho de administração que tenha, ao menos, 3 membros.
Considerações sobre este segmento
O Bovespa Mais é uma excelente forma para que as empresas emergentes acessem o mercado de capitais.
Possibilitando que as companhias elevem o seu padrão de governança e sejam reconhecidas pelo mercado enquanto preparam o seu IPO.
A oferta restrita também pode atrair os recursos necessários para a expansão das operações da empresa, além de possibilitar investidores com visão de longo prazo.
Para obter sucesso neste meio, é necessário que o investidor se atente à baixa liquidez dos investimentos e possua uma visão a longo prazo, além de muito conhecimento sobre a companhia.