Value investing: saiba como utilizar essa estratégia – ESTOA

Value investing: saiba como utilizar essa estratégia

Os investidores de valor tem como objetivo procurar ações em que acreditam que sejam subvalorizadas pelo mercado


Advertisement


Advertisement


O Value Investing pode se adequar a todo tipo de perfil na hora de investir na Bolsa de Valores, isso porque essa estratégia é utilizada como uma forma de estudar  no mercado financeiro, aprender e lucrar. 

Para investir na Bolsa de Valores é necessário entender como o investidor pode aplicar este tipo de análise fundamentalista e obter grandes pontos na sua carteira de investimentos.


Advertisement


O que é o Value Investing? 

O Value Investing é uma estratégia de investimento, portanto, suas ações são selecionadas para compra através do investidor que deseja aplicar com um preço abaixo de seu valor intrínseco em um determinado momento.

A tradução de Value Investing vem do inglês norte-americano e significa “investimento em valor”. Portanto, os investidores de valor tem como objetivo procurar ações em que acreditam que sejam subvalorizadas pelo mercado.  

Advertisement


Por ser uma estratégia que tem como base ações subvalorizadas pelo mercado, o conceito de Value Investing está ligado ao de Margem de Segurança, sendo assim, é necessário que esta estratégia seja usada de maneira mais pessoal, através das análises feitas pelo próprio investidor na hora de aplicar. 

Uma outra maneira de definir o Value Investing é através do alocamento de capital de cada forma de investimento em valor, isso muitos investidores acreditam que o mercado de ações pode oscilar constantemente entre bons e maus momentos, com influência de vários fatores presentes no dia a dia na Bolsa de Valores. 

Advertisement


Esta oscilação presente na Bolsa pode trazer muitas movimentações nos preços das ações, que muitas vezes podem não corresponder à realidade nos fundamentos de longo prazo das empresas que estão listadas e possuem ações no mercado financeiro.

Legenda: a Bolsa pode trazer muitas movimentações nos preços das ações Créditos: Reprodução

Como utilizar o Value Investing em seu investimento?

A lei da oferta e demanda é fundamental quando você aplica utilizando o Value Investing, já que a movimentação de preços no mercado financeiro é responsável por gerar boas oportunidades para os value investors. 

Advertisement


O primeiro passo é começar a sua análise através de uma empresa, na qual as ações possuem uma grande demanda de compra, portanto, quanto mais pessoas investem em ações dessa determinada empresa, mas o preço pode subir. 

Após analisar como anda as empresas em que muitas ações estão sendo compradas, você precisará avaliar as que não possuem uma grande demanda, as que o preço tende a cair, assim como também há poucas pessoas que possuem interesse em investir. 

No mercado financeiro é possível que o valor da empresa permaneça em um longo prazo, já que conforme a empresa cresce mais o seu patrimônio aumenta. 

Dentro do mercado de ações, nenhuma empresa consegue o título de melhor ou pior de acordo com a variação do preço de suas ações. 

Se uma empresa é lucrativa, é importante que continue sendo lucrativa, se é mediana, deve continuar sendo desta maneira, assim como quando possuem uma gerência ruim de vendas, sempre continuará possuindo um título inferior às outras. 


Um ponto importante sobre a Bolsa de Valores, tanto no Brasil como ao redor do mundo é que nada é estável, uma hora suas ações podem lucrar e em outra apresentam uma das maiores quedas. 

No mundo empresarial é muito comum existir este tipo de instabilidade, já que há vários fatores que podem mudar a realidade no médio e longo prazo.

As mudanças na gestão da companhia, aquecimento ou esfriamento do mercado no qual sua empresa atua, alteração na estratégia de produção, assim como também as aquisições e vendas de outras companhias, podem afetar a compra de ações.

Entender como o mercado de ações funciona faz parte da estratégia de Value Investing. 

Legenda: Análise Fundamentalista Créditos: Reprodução

Análise fundamentalista 

Uma das ferramentas mais utilizadas pelos investidores no mercado de ações é a análise fundamentalista, que tem como objetivo ajudar o investidor a encontrar uma alternativa útil em ações de longo prazo. 

Devido a essa função, a análise fundamnetalista acaba exercendo um papel de value investing, fazendo com que o investidor tenha mais oportunidades de identificar se a ação é cara ou barata. 

Por fim, é necessário que o investidor use o Value Investing como estratégia para poder analisar alguns fatores que fazem parte da análise fundamentalista como: 

  • Histórico da empresa;
  • Análise qualitativa;
  • Capacidade de inovação;
  • Capacidade instalada;
  • Faturamento;
  • Taxas de juros e câmbio;
  • Nível de inflação;
  • Inflação;
  • Momento do mercado em que atua.

Após avaliar estes fatores compostos na análise fundamentalista assim como o mercado tem reagido naquele determinado dia e a empresa em que deseja investir, você já estará pronto para se destacar no mercado financeiro e ganhar pontos na sua carreira de investidor.