Copom: conheça o órgão responsável pela política monetária brasileira – ESTOA

Copom: conheça o órgão responsável pela política monetária brasileira

Este é o braço do Banco Central do Brasil


Advertisement


Advertisement


O Comitê de Política Monetária, ou Copom, é um órgão do Banco Central do Brasil, responsável pela definição do conjunto de características que guia a economia do país: sua política monetária, como o nome diz.

Desta maneira, as ações deste braço do BC influenciam de maneira direta a vida dos brasileiros, principalmente, a dos investidores. Por isso, entender o funcionamento do Copom é fundamental.


Advertisement


O que é e como o Copom funciona?

O Comitê de Política Monetária é uma ramificação que atua dentro do Banco Central, responsável por guiar a economia brasileira. Assim, uma das principais responsabilidades do Copom é definir o andamento da taxa Selic, os juros básicos, em função dos níveis de inflação.

Além disso, também são objetivos do Copom analisar o andamento da inflação, o implantamento para executar e implementar a política monetária e divulgar relatórios trimestrais sobre as taxas inflacionárias do Brasil.

Advertisement


Para isso, o comitê é formado por nove membros no total. Além do presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, existem oito diretores.

Dessa maneira, os outros cargos ocupados pelo colegiado do Copom são os de Diretores de Administração, de Política Econômica, de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, de Fiscalização, de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural, de Política Monetária, de Regulação e de Relacionamento Institucional e Cidadania.

Advertisement


Legenda: Reunião dos diretores do Copom Créditos: Reprodução

Atualmente, o colegiado do comitê se reúne a cada 45 dias, representando cerca de 8 vezes por ano. Nela, o Copom fica responsável por dar direcionamento para a taxa selic, os juros básicos da economia, em função do andamento da taxa de inflação brasileira.

Para constatar o desempenho das taxas inflacionárias, o grupo de diretores analisa relatórios sobre a inflação. Dessa forma, o grupo pode tomar as decisões tendo em mente o cenário nacional e mundial sobre o aumento dos preços.

Advertisement


No encontro para a definição das escolhas, cada diretor possui um votos. Eles são, ainda, divulgados nas atas de reunião.

Além de publicar dados sobre o cenário econômico do Brasil daquele momento, o órgão também inclui perspectivas futuras.


Como o Copom surgiu?

O Comitê de Política Monetária brasileiro surgiu com o objetivo de ser uma solução inspirada no Federal Open Market Committee, o FOMC, do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos.

A criação do órgão se deu no dia 20 de junho de 1996, 83 anos depois do Comitê dos EUA.

Desde seu surgimento, o Copom tem como objetivo guiar a política monetária sobre a qual a economia brasileira se baseia. Além disso, desde o início, este era o órgão responsável por definir a direção dos juros básicos, a taxa Selic.

Outra característica gerada pela sua criação foi a promoção da transparência em relação às decisões do Banco Central brasileiro.

O modelo foi, também, adotado pelo Banco Central da Inglaterra, o The Bank of England, com o desenvolvimento do Monetary Policy Committee, no ano de 1998.

Três anos depois da criação do Copom, no ano de 1999, o modelo de metas de inflação foi adotado como uma das diretrizes de política monetária. A medida foi estabelecida pelo Decreto nº 3.088.

Isso fez com que as ações adotadas pelo Comitê de Política Monetária tenham como objetivo atingir a meta de inflação, cuja definição é responsabilidade do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Legenda: Imagem ilustrativa Créditos: Reprodução

No período entre sua criação e o ano de 2005, os encontros do Copom eram realizados todos os meses, totalizando 12 reuniões por ano. No entanto, a partir daquele ano, o Comitê adotou a frequência atual

Como funcionam as reuniões do Copom?

Todos os anos, o Banco Central divulga o calendário de reuniões do Comitê de Política Monetária.

O anúncio é feito até o mês de junho, e refere-se ao ano seguinte. Confira o calendário para o ano de 2023:

  • 31/01 e 1/02
  • 21/03 e 22/03
  • 2/05 e 3/05
  • 20/06 e 21/06
  • 1/08 e 2/08
  • 19/09 e 20/09
  • 31/10 e 1/10
  • 12/12 e 13/12

No primeiro dia de reunião, o Copom apresenta uma análise dos indicadores econômicos. Posteriormente, na segunda data, o Comitê realiza a decisão sobre a direção da taxa Selic.

Depois disso, a partir das 18 horas (horário de Brasília), os comunicados acerca das decisões são divulgados. Na terça-feira posterior ao encontro, é publicada a ata.