Fundos Long Short: entenda como funcionam – ESTOA

Fundos Long Short: entenda como funcionam

Conheça o fundos de investimento multimercado


Advertisement


Advertisement


Classificados como um fundo de investimento multimercado, os fundos Long Short se tratam de uma modalidade de fundo de investimento no qual a estratégia aplicada é a operação long & short. 

Portanto, para compreender a importância deste fundo é preciso antes conhecer as duas partes que compõem este tipo de operação, e entender o papel que o fundo desempenha. 

Fundos long short

Os fundos de investimento long short são os fundos multimercado de operação long short, de modo que, o fundo permite a operação simultânea de venda e compra de dois ativos na mesma transação.

Advertisement


Ou seja, o investidor faz uma única operação de compra e venda de dois ativos diferentes ao mesmo tempo.

A operação de arbitragem chamada de long short é uma operação de risco no mercado em que o investidor aposta em dois ou mais ativos simultaneamente. 

Advertisement


Para operar um long short, o acionista primeiro atua a short para utilizar o capital ganho no long, características das aplicações condizentes com os nomes.


Advertisement


O short (curto) é uma operação de curto prazo, no qual o acionista aluga um ativo, o vende e aguarda sua desvalorização. Quando o preço abaixar, ele a recompra por um valor abaixo do original e a devolve ao dono original, de modo que o lucro é a diferença entre o valor que ele ganhou na venda (supostamente maior) e o valor que ele gasta na compra (menor que o primeiro preço). 

Já lucro ganho na aposta contra o mercado é utilizado na operação long. De longo prazo, nesta aplicação, o investidor aposta na valorização de outro ativo, a favor do mercado. 

Advertisement


Este segundo ativo, que demonstra entrar em uma trajetória de alta e valorização, é um investimento mais simples, compra e venda. Portanto, a chave da segunda etapa é saber quando e onde implementar o plano e aguardar ele se concretizar.

Fundos de investimento/Foto: Adobe Stock

Características

Por seu caráter depende de outras ações, os fundos long short são mais autônomos do mercado, do mesmo modo que o fundo não se relaciona fortemente com o Ibovespa. 

Como consequência, os riscos são em função das ações e outras operações do mercado de renda variável, o que proporciona um maior controle de risco; as taxas de rentabilidade são independentes do cenário do mercado, seja ele baixo ou alto; e o fundo concede aplicações, como alavancagem, em que são maiores que o capital do fundo.

Vale ressaltar que os fundos multimercado long short são diferentes dos fundos long biased. 

Enquanto os fundos long short atuam em uma operação de duas mãos, compra e venda, os fundos long biased tratam somente de uma operação de compra. Desta forma, ao invés de implementar a estratégia long short, esse tipo de fundo é apenas para operações de long, em que o investidor aposta na valorização de um ativo.

Entre suas características, o fundo long biased é mais exposto a riscos, visto que não há uma segunda etapa que possa garantir mais segurança e certeza de lucro. Contudo, com mais riscos, o fundo tende a gerar lucros maiores. 


Tipos de ativos

Embora possa ser operado em qualquer ativo, os fundos long short são, em sua maior parte, aplicados em ações, porém, não em qualquer uma. É preciso que a ação seja condizente com o manuseio da estratégia. 

Entre as ações mais comuns, as duplas que ganham destaque são: ações do mesmo setor (long short intrasetorial); ações ON (Ordinárias) e ações PN (Preferenciais); ações diferentes porém relacionadas entre si (long short intersetorial); e ações de controladora e ações da companhia controlada.

Tipos de fundos long & short

A técnica abrangente de long short também tem duas sub categorias de mecanismo, as modalidades de fundo long short neutro e fundo long short direcional.

Os fundos long short neutros são direcionados a operações mais conservadoras e moderadas, uma vez que tem limitações financeiras de 5% de exposição financeira. Logo, ao priorizar controlar os riscos, os retornos apresentados são menores, se aproximando do CDI.

Em contrapartida, os fundos long short direcionais são mais focalizados. Sem qualquer limite de exposição financeira, os fundos manifestam uma rentabilidade significativamente maior, e junto, os riscos também vem. Por maximizar os lucros da operação, sua abordagem já é considerada mais agressiva e, como o nome indica, direta.