VNA: conheça o Valor Nominal Atualizado
Conheça o índice de valorização dos títulos do Tesouro Nacional
O Valor Nominal Atualizado (VNA) é um dos índices mais estudados pelos investidores de renda fixa. Isso, pois este é um dos principais valorizadores dos títulos públicos do Tesouro Nacional.
Dessa forma, tomar conhecimento sobre esse tipo de medidor é extremamente importante. Sua divulgação é realizada pela Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e Capitais (Anbima).
O que é o VNA?
O VNA representa o índice utilizado para valorizar os títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional. Ele indica a valorização do título em questão caso o prazo de vencimento dele seja imediato.
Dessa maneira, o índice é utilizado por investidores para ter uma ideia sobre a valorização atual dos seus títulos antes do prazo de vencimento. Isso, pois o VNA considera as variações de diversos indexadores econômicos.
Os detentores utilizam este medidor para saberem se a valorização desses títulos está condizente com suas expectativas. O indicador, no entanto, não representa o valor atual de mercado do investimento.
Por conta disso, o índice é utilizado por investidores que possuem papéis com datas de vencimento muito distantes para analisar o rendimento dos títulos. Assim, uma pessoa que adquiriu um título IPCA+ 2035, por exemplo, pode acompanhar sua rentabilidade em 2023, por exemplo.
A divulgação do Valor Nominal Atualizado ocorre todo dia 15. Sua maior influência ocorre no Tesouro IPCA+, ou, NTN-B Principal. Sua publicação ocorre no portal oficial do Tesouro Direto, emissor dos títulos públicos e no site da Anbima.
Dentro do portal da Associação, ainda, pode-se encontrar o valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) utilizado no cálculo do VNA.
A transparência acerca do indicador é promovida pela relevância para os investidores de renda fixa, sobretudo, dos títulos públicos.
VNA x Valor de Mercado
É normal para muitos investidores confundir o Valor de Mercado e o Valor Nominal Atualizado. No entanto, existe uma diferença entre as duas quantias.
Ou seja, o valor de um deles não é, necessariamente, o mesmo que o outro.
Para definir o VNA de um título público, os valores relacionam-se com as taxas de inflação. O valor de mercado, por sua vez, tem a ver com a taxa de juros vigente na data de negociação.
Esse fator diz respeito à atualização do título em função do seu indexador. Por conta disso, acompanhar o VNA do investimento é de extrema importância.
O Valor de Mercado, por sua vez, também diz respeito ao valor do título. No entanto, ele é representado com a taxa de juros atual presente no mercado, e não refere-se à data de pagamento prevista na aquisição do título.
Isso porque a taxa de juros é a principal responsável por valorizar ou desvalorizar o título público em questão.
Existem, por exemplo, os títulos de cupom zero. Ao adquiri-los, os investidores não recebem juros, mas podem ser vendidos de maneira mais rápida para obter um lucro abaixo do valor nominal.
Como o cálculo do VNA é realizado?
Para indicar o valor atual, o Valor Nominal Atualizado baseia-se no resultado anterior divulgado do indicador.
Ele será, ainda, influenciado pela inflação. Considerando estes fatores, o cálculo do VNA atualizado é representado pela fórmula:
VNA = (Valor do VNA do último mês) x (1 + IPCA)
Ainda é possível determinar a quantia histórica do Valor Nominal Atualizado. O cálculo é feito através da fórmula:
VNA = (VNA na data de referência) x (variação do IPCA entre a data de referência e a atual)
Valor nominal de ações
As ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira, a B3, também possuem um valor nominal.
A quantia, no entanto, representa a relação entre o capital de uma companhia listada e a quantia a ser repassada na forma de dividendos aos investidores.