Fundo de Crédito: saiba como investir com este fundo – ESTOA

Fundo de Crédito: saiba como investir com este fundo

Se você procura diversificar sua carteira entrada como este investimento pode te ajudar


Advertisement


Advertisement


O fundo de crédito é conhecido como um investimento de renda fixa que pode trazer muitas opções ao investir, principalmente pela rentabilidade que este fundo pode gerar, portanto, facilitando para um carteira de ações diversificada. 

Todos os tipos de fundos podem gerar ganhos quando você investe na Bolsa de Valores (B3), entretanto, existem alguns fundos para quando você deseja encontrar algo mais específico ou queira ter um bom crédito de investimento. 


Advertisement


O que é o fundo de crédito? 

O fundo de Crédito pode ser investido como crédito privado ou bancário como corporativo. Muitos dos rendimentos podem ser atrelados aos juros que podem correr risco de crédito em seus ativos. 

Este tipo de investimento pode ser mais arriscado do que outros, entretanto, também geram maiores retornos aos seus investidores, quando o CDI funciona . Por ser crédito, é possível que o pagamento seja feito através de um devedor. 

Advertisement


Para saber mais como funcionam os fundos de renda fixa é necessário entender como investir em títulos de crédito privado. 

Títulos de crédito privado 

Os títulos de crédito privado são gerados através de dívidas de instituições privadas, como bancos ou empresas, que são emitidos para captar dinheiro em troca de juros aos investidores.

Advertisement


Para que esses títulos sejam considerados como atrativos é necessário pagar juros mais altos que títulos públicos, que podem trazer um risco menor de crédito do mercado, já que serão emitidos pelo governo federal. 

O crédito privado gera uma rentabilidade maior quando aplicado na Bolsa de Valores e ao mesmo tempo em que gera mais riscos.

Advertisement


Legenda: Os títulos de crédito privado são gerados através de dívidas de instituições privadas  Créditos:  Adobe Stock

Quais os riscos do crédito privado? 

Quando uma empresa possui menos riscos, o fundo de crédito pode não trazer muitos problemas na hora de aplicar com este fundo, portanto, neste caso maiores serão os juros que devem ser pagos. 

Estes títulos de créditos podem ser mais comuns em fundos de debêntures, já que estes fundos possuem prazos de investimentos de médio a longo prazo, ajudando a remunerar em percentual do CDI ou em inflação com um juros mais fixo. 

O risco de crédito desses títulos é avaliado pelas agências de classificação de risco, que atribuem notas de acordo com o risco de calote da empresa que é emissora.

O investimento de crédito privado pode também trazer risco de liquidez, já que estes papéis não possuem tantas oportunidades de negociações como os títulos públicos, além de serem negociados em balcão na Bolsa de Valores. 

Os títulos de crédito podem ser interessantes quando oferecem rendimentos maiores que o CDI, assim como também possuem maior risco de crédito e liquidez.

No entanto, para diminuir os riscos de crédito é necessário tentar diversificar os ativos em sua carteira de investimento.    


Se você investiu 50 mil reais em uma empresa, mas ela falou, você poderá perder todo seu dinheiro, entretanto se você investiu 50 mil em várias empresas, mas apenas um falou, você só perderá um oitavo do seu investimento, Já que há muitas possibilidades das outras empresas que não falaram, compensar essa perda. 

Legenda/: O investimento de crédito privado pode também trazer risco de liquidez privadas  Créditos:  Reprodução

Caso você queira montar uma carteira de títulos de crédito, este tipo de investimento disponibiliza essa oportunidade, assim como também oferece reembolso em grandes valores.

Estes fundos também possibilitam que os investidores apliquem em crédito com tickets menores, nos quais oferecem diversificação embutida. 

Por mais que haja riscos de liquidez, o fundo de crédito também pode trazer vantagens à liquidez, já que grande parte dos recursos são em títulos públicos, que garante parte da liquidez, assim como também pode gerar um nível maior e mais contatos que podem ofertar títulos melhores. 

O fundo de crédito é uma boa opção caso você esteja procurando mais retorno em seus investimentos ou deseja iniciar suas aplicações na Bolsa de Valores em renda fixa, além de procurar um meio para diversificar sua carteira.