Prévia da inflação no Brasil, estratégia da Netflix, PCE nos EUA e o que movimenta o mercado hoje – ESTOA

Prévia da inflação no Brasil, estratégia da Netflix, PCE nos EUA e o que movimenta o mercado hoje


Advertisement


Advertisement


Nesta sexta-feira (24) pós-carnaval um dos principais assuntos que irão movimentar o mercado brasileiro é a divulgação do IPCA-15, considerado como a prévia da inflação. O consenso entre os investidores era de que o índice apresentaria uma alta de 0,72% em fevereiro, no entanto, os números subiram acima da expectativa para 0,76%, acarretando em uma queda de 5,87% para 5,63% no acumulado de 12 meses.

Mesmo em um cenário de desinflação desde que atingiu 12,13% em abril do ano passado, as projeções para 2023 apontam para o terceiro ano consecutivo de estouro da meta inflacionária, que este ano foi definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 3,25%.

As projeções do Boletim Focus, do Banco Central, estão há 10 semanas apresentando altas consecutivas, sendo que na última semana a estimativa para o IPCA foi elevada para 5,89%. O cenário elevado para a inflação faz com que as pressões ao BC aumentem, dificultando uma revisão na taxa básica de juros. 

Advertisement



2. Suspensão de exportações de carne bovina à China deve ser mais curta

Depois que as exportações de carne bovina do Brasil para a China foram suspensas na última quarta-feira (22) devido a confirmação de um novo caso da doença vaca louca no sudeste do Pará, cresceram os temores sobre por quanto tempo esse embargo durará, visto que em 2021 as vendas ficaram pausadas por 3 meses.

Advertisement


Segundo o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, o cenário não deve se repetir desta vez, gerando um impacto menor nos números de exportação. Entre os motivos citados por ele estão as relações diplomáticas entre os países, que de acordo com Castro estão melhores agora do que no governo anterior. Outro ponto é o fato de ter sido um caso atípico isolado.

3. Em reunião do G20 expressa preocupação do governo com juros e dívidas

Nesta quinta, aconteceu na Índia a primeira reunião de ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais dos países que integram o G20 e que contou com a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Durante o encontro, o ministro citou o cenário diplomático problemático herdado pelo novo governo e afirmou que a intenção do presidente Lula é retomar a presença do Brasil no cenário internacional.

Advertisement


Além disso, Haddad destacou que as maiores preocupações do governo brasileiro são com o endividamento dos países pobres e com as elevadas taxas de juros de vários países em meio ao cenário de crise econômica global. 

4. Lula e Prates podem discutir política de preços da Petrobras em reunião

Nesta manhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma reunião na sua agenda oficial com o presidente da Petrobras (PETR3), Jean Paul Prates e um dos temas do encontro entre eles deve ser a política de preços da companhia.

Advertisement


Desde que Lula assumiu, a estatal já anunciou dois reajustes nos preços de gasolina e diesel. O presidente já afirmou anteriormente que não concorda com a atual política de preços internacionais (PPI) da Petrobras. Portanto, é possível que haja uma mudança para controlar os preços no mercado nacional, protegendo de flutuações externas no preço do barril de petróleo. 

5. Para evitar prejuízos, Netflix anuncia redução global de preços

Como forma de evitar uma debandada de usuários do seu streaming, a Netflix anunciou nesta quinta em comunicado que promoverá uma redução global de preços. A medida deverá afetar mais de 30 países e irá variar de mercado para mercado, podendo chegar a um corte de até 50% nas mensalidades em certos locais.

De acordo com a própria empresa, as reduções não acontecerão no Brasil e os preços continuam os mesmos. O objetivo do streaming é diversificar a sua atuação para novos mercados além de EUA, Europa e o próprio Brasil.

6. Ibovespa fecha quinta em alta e deve refletir prévia da inflação hoje

O principal índice da bolsa de valores brasileira, o Ibovespa fechou a quinta-feira em alta, puxado principalmente pela Petrobras que viu as suas ações subirem mais de 3% devido ao avanço nos preços do petróleo. O índice fechou o pregão desta quinta com uma alta de 0,41%, aos 107.592 pontos.

Nesta sexta, os olhares dos investidores estarão em volta dos resultados do IPCA-15, a alta de 0,76% em fevereiro deve mexer com os mercados e refletir no comportamento do Ibovespa durante o dia. Além disso, os números do PCE nos Estados Unidos também devem chamar a atenção no exterior.