B3 ganhará Touro gigante, símbolo financeiro mundial, em frente a sua sede
Touro de ouro em frente bolsa de valores será colocado na próxima terça-feira em cerimônia
A Bolsa de Valores brasileira, a B3, está se preparando para um grande marco na próxima terça-feira (16), mas não dentro de suas instalações, com as ações e no mercado financeiro, mas do lado externo, simbolizando um novo tempo para a bolsa.
A B3, que está localizada em São Paulo, na rua XV de Novembro, centro histórico da capital paulista, vai ganhar um touro de ouro, semelhante ao que já existe nos Estados Unidos, em Wall Street, em frente à Bolsa de Valores de Nova York, a NYSE.
Será instalado um touro dourado com peso de 1 tonelada e com cerca de 5 metros de comprimento e aproximadamente 2 metros de altura, em frente a Bolsa de Valores do Brasil. A estátua foi encomendada pela B3 ao artista plástico Rafael Brancatelli, de 41 anos, a inauguração está prevista para a parte da tarde em São Paulo.
Hoje, a Bolsa de Valores brasileira possui mais de 4 milhões de contas cadastradas, 26% a maior que há um ano, segundo pesquisa da B3, e cerca de R$490 bilhões negociados. Em uma nota oficial a B3 informou que a estátua “simboliza o mercado financeiro e a força do povo brasileiro”.
Rafael Brancatelli disse que a ideia era a representação da força, coragem e da superação do povo brasieliro em superar desafios e que este monumento não seria para a elite. “Este é o momento de mostrar que qualquer pessoa pode investir, até o estudante e a empregada doméstica” descreveu Rafael. “Várias empresas quiseram comprar a ideia, nos ofereceram milhões e não aceitamos. O touro é da bolsa e acabou.” Comentou Pablo Spyer, CEO da “Vai Tourinho” e parceiro do projeto.
A B3 ainda está apreensiva com possíveis atos de vandalismo no Touro Dourado, o centro de São Paulo conta com diversos problemas de infraestrutura e também sociais. Em março de 2022, o diretor de relacionamento da B3, Felipe Paiva, planeja lançar um museu da bolsa, com linha do tempo, objetos de acervo e palestras para jovens que desejam entrar no mundo dos investimentos.
O desenho do touro teve mais de 150 versões até receber uma aprovação, a ideia é que o traço seja bem brasileiro, fora das versões que existem no mundo todo, mas que passe confiança e mostre a mensagem que a bolsa de valores do Brasil quer passar.
O touro simboliza a alta do mercado acionário. A estátua de bronze de um touro encarando uma menina destemida, tem mais de 3 metros de altura e 4,9 metros de comprimento, localizado em Manhattan, Nova York, no coração do centro financeiro norte-americano. Os Estados Unidos contam com as duas bolsas de valores mais importantes e poderosas do mundo todo.
Um artista plástico italiano, Arturo Di Modica, foi o criador do touro de Wall Street, que realizou a gigantesca estátua de bronze pagando-a de seu próprio bolso. A inauguração aconteceu em 1989, em New York, NY 10004, Estados Unidos, a menina destemida foi inserida em 2017 e tem Kristen Visbal como a artista.