Reunião por arcabouço fiscal, Ibovespa, balanços e o que mais movimenta o mercado hoje
Uma nova reunião a respeito do novo arcabouço fiscal será realizada nesta quinta-feira (9), desta vez, os envolvidos serão o ministro da Fazenda, Fernando Haddad e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Na última segunda, o ministro afirmou que o texto da proposta já havia sido finalizado, mas agora eles irão debater sob o ponto de vista do ministério de Tebet.
De acordo com os dois ministros, o modelo deve ser apresentado ao presidente Lula e se tornar público até o final de março, sendo que um adiamento só aconteceria em um cenário onde o presidente quisesse propor alguma alteração na nova âncora fiscal. A expectativa de investidores é de que o anúncio gere um impacto na taxa Selic, ocasionando em um corte.
2. Ibovespa tem um dos melhores dias do ano
As possíveis definições sobre a âncora fiscal do país têm gerado reflexos na bolsa de valores brasileira, impactando diretamente no Ibovespa, à medida que investidores esperam por novos sinais do governo. Nesta quarta, o índice teve o seu melhor desempenho no mês e um dos melhores do ano.
A bolsa fechou com uma alta de 2,22%, aos 106.540 pontos, impulsionado principalmente pelo desempenho da Petrobras e dos grandes bancos. Nesta quinta, o Ibovespa deverá continuar atento ao arcabouço fiscal e a divulgação do balanço de 12 empresas.
3. Inflação abaixo do esperado na China
Na noite desta quarta, a Agência Nacional de Estatísticas (NBS) da China divulgou os números da inflação no país para o mês de fevereiro. O resultado abaixo do esperado foi visto com bons olhos por investidores e para o mercado global como um todo. O desempenho de fevereiro foi o mais baixo para o país desde fevereiro do ano passado.
Em um mês onde grande parte foi marcado pelas comemorações do Ano Novo Lunar, a China fechou com uma inflação de 1,0% em 12 meses, enquanto no comparativo mensal houve uma desaceleração de -0,5%, também abaixo das expectativas do mercado.
4. Varejistas divulgam balanço hoje
Em um dia de agenda cheia de balanços, o mercado ficará de olho entre hoje e amanhã nos resultados das varejistas Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3), controladora de marcas como Casas Bahia e Ponto Frio. Os balanços serão divulgados no início da noite após o fechamento do mercado.
De acordo com o consenso Refinitiv, ambas as companhias mostrarão um bom desempenho nos últimos três meses do ano, com o Magalu fechando com uma receita líquida de R$ 10,6 bilhões, enquanto a Via tem R$ 8,5 bilhões estimados de faturamento no trimestre.
5. Expectativa para dados do mercado de trabalho
No Brasil, o Ministério da Economia irá anunciar no início desta tarde, às 14h, novos números com relação ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de janeiro, índice responsável por medir todas as admissões e demissões feitas pelas empresas que atuam no regime CLT, as estimativas apontam para uma criação de 70 mil novas vagas em janeiro.
O dia também de divulgação nos Estados Unidos, às vésperas do payroll, o Departamento de Trabalho norte-americano divulgará nesta manhã o número de novos pedidos de seguro-desemprego na primeira semana deste mês. A expectativa é de que tenham sido feitos 195 mil pedidos.