Euribor: entenda como a taxa funciona – ESTOA

Euribor: entenda como a taxa funciona

Assim como no Brasil, a Europa também possui a sua própria taxa de juros da economia


Advertisement


Advertisement


O Euribor é conhecido por ser uma taxa que passa credibilidade para as instituições bancárias europeias, assim como a taxa Selic aqui no Brasil. 

É necessário entender como esses juros são cobrados nas operações de empréstimo entre bancos e qual a sua importância para a economia europeia. 


Advertisement


O que é a Euribor? 

A European Interbank Offered Rate (Euribor) é uma taxa interbancária do euro, sendo assim  ela é utilizada pelos bancos da Zona do Euro em operações de empréstimo entre si, portanto, são intermediados pela European Banking Federation. 

A instituição European Banking Federation representa 32 associações bancárias na União Europeia. Quando há operações realizadas entre as instituições europeias, torna-se possível calcular a média de juros dos bancos europeus.  

Advertisement


Um fato importante sobre a taxa de Euribor é que ela também serve como auxílio no financiamento de imóveis. Deste modo, se ajustando com a Taxa Anual Nominal (TAN). Juntas a TAN e Euribor podem tornar-se referência de concessão de crédito no mercado. 

Como funciona a Euribor? 

A Euribor é calculada através de operações feitas por instituições escolhidas pelo European Banking Federation, portanto, a condição é que essas instituições possuam uma boa saúde financeira. 

Advertisement


Após a aprovação do European Banking Federation, a taxa de juros de cada instituição deve ser selecionada como referência de cálculo de juros da Euribor. Elas devem ser calculada da seguinte forma:

  1 semana, 1 mês, 3 meses, 6 meses ou 12 meses 

Advertisement


Na hora de calcular cada taxa, a média dos juros dos bancos precisam ser selecionados pela European Banking Federation, onde será excluído cerca de 15% das taxas mais altas e mais baixas. Já o resultado deve ser ajustado ou arredondado em somente 3 decimais. 

Há alguns fatores que são interferências na Taxa Euribor, como  a lei da oferta e demanda. Os fatores macroeconômicos também podem ser de grande influência no Euribor. Dessa forma, os cenários positivos ou  negativos da economia podem servir de grande influência nas taxas de juros dos bancos europeus. 

O horário de transmissão da taxa ocorre às 11 horas do horário de Lisboa, assim como também é transmitido ao público no dia posterior. 

Legenda: O Euribor é utilizado pelos bancos da Zona do Euro em operações de empréstimo entre si Créditos: Reuters/Dado Ruvic

Como o Euribor é utilizado? 

O Euribor é utilizado pelas linhas de crédito como referência para calcular o valor das parcelas mensais a serem pagas ao banco, portanto, fazendo com que a taxa seja levada em conta na hora de referenciar a operação, já que a taxa pode ser usada de maneira referencial. 

Quando a taxa está elevada os juros consequentemente aumentam, assim como quando ela diminui, as parcelas também caem.

É importante lembrar que quando a taxa é escolhida como referência para empréstimos, elas  devem ser calculadas em um período de 3 meses.


A taxa também pode ser utilizada na rentabilidade de poupanças, tornando-se um indicador de tendência para os juros das cadernetas. 

Legenda: Quando a taxa está elevada os juros consequentemente aumentam Créditos: Reprodução

Os depósitos a prazo também podem ser utilizados como referência a European Interbank Offered Rate, já que no momento em que a taxa estiver baixa não poderá atrair problemas para a poupança, já que os ganhos serão menores. 

A Euribor também pode ser utilizada no mercado como uma taxa de swaps, opções e futuros. 

Já o mercado de crédito imobiliário o Euribor pode ser uma grande influência nas famílias europeias através da concessão de crédito, assim como também é importante considerar o spread no momentos de contratação, por este motivo que o TAN é necessário para somar a Euribor junto ao spread. 

É de suma importância prestar atenção na taxa, já que ela possui grande influência na economia Europeia, principalmente, se você deseja investir no exterior, assim como também para os bancos que utilizam a taxa em seus empréstimos mútuos realizados em euros.