Ibovespa atinge o menor índice em um ano e preocupa bolsa de valores – ESTOA

Ibovespa atinge o menor índice em um ano e preocupa bolsa de valores

Bolsa acumula queda de 0,53% no mês e de 13,50% no ano e intensifica o alerta econômico


Advertisement


Advertisement


Após comemoração e festa ao lado de fora da Bolsa de Valores do Brasil com o lançamento do Touro de Ouro da B3, na tarde de terça-feira (16), nesta quarta-feira (17) o clima dentro da Bolsa de Valores não foi dos melhores que os economistas e investidores gostariam que tivesse acontecido.

O Ibovespa fechou com 102 mil pontos e atingiu o menor patamar para o índice da bolsa brasileira em cerca de um ano, com intensa queda de 1,39%, chegando aos 102.948 pontos.

O cenário fiscal e deteriorações em perspectivas econômicas do país foram os maiores motivos de preocupação e sucessivamente, quedas. 

Advertisement


O Ibovespa é o indicador de desempenho das ações negociadas na B3, sendo o  principal índice econômico do país, reunindo as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. Instituído em 1968 e com mais de 50 anos de credibilidade, consolidou-se como referência para investidores ao redor do mundo.

Fachada da B3 – Foto: Reprodução

A bolsa acumula queda de 0,53% no mês e de 13,50% no ano. Outro fator crucial para o desenvolvimento da bolsa e motivo de quedas, são as moedas estrangeiras, o Dólar Comercial fechou em 5,5246%, com percentual de +0,46%.

Advertisement


O Dólar Ptax 5,4993 e percentual de +0,40%,o Dólar Turismo fechando em 5,7387% e percentual de +0,44%. Já o Euro Comercial em 6,2496 com +0,43%. Em comparativo entre Euro e Dólar, o total foi de 1,1308 com queda de -0,38%.

Reavaliado a cada quatro meses, o índice é resultado de uma carteira de ativos. Sua composição é feita pelas ações e unidades de companhias listadas na B3 que atendem aos critérios descritos na sua metodologia. Correspondem a cerca de 80% do número de negócios e dos volumes financeiros do nosso mercado de capitais.

Advertisement


Funcionários da XP comemoram parceria com a B3 – Foto: B3

Também na quarta-feira (17) a o primeiro Fiagro imobiliário da XP foi negociado pela B3, ativo gerido pela corretora, passou a ser listado na bolsa de valores brasileira sobre o ticker XPCA11.

“O mercado de Fundos de Investimento em Produtos Agrícolas, o FIAGRO, é recente, e permite ao investidor brasileiro investir no setor que está em franca expansão, e é um dos principais pilares da economia brasileira. Produto simples e democrático, que permite diversificar sua carteira”, pontuou Fabiana Perobelli, Superintendente de Relacionamento com Clientes da B3.

Advertisement