Equity: entenda como funciona este termo no mercado financeiro
Este conceito econômico pode ser utilizado em empresas, assim como também em investimentos
O equity faz parte do balanço patrimonial de uma empresa, entretanto, surgiu de fato da contabilidade básica. Deste modo, é importante entender seu conceito.
O que é Equity?
O equity é um patrimônio líquido que representa a participação acionária mantida pelos investidores e acionistas de uma determinada empresa. Portanto, é de suma importância que cada empresa liste o número de balanço patrimonial.
Quando uma empresa pretende comprar seus ativos, ela utiliza seu patrimônio líquido, utilizando o dinheiro investido em alguma aplicação financeira ou os lucros acumulados.
Deste modo, o equity é o resultado da subtração do valor dos ativos menos o montante dos passivos de uma empresa.
Além de fazer parte da análise do balanço da empresa, equity também pode ser utilizado nas finanças pessoais de um investidor, ou seja, é possível investir em fundos de equity.
Quais os fundos de equity?
Não existe exatamente um fundo de equity, entretanto, há tipos de investimentos que podem ser uma maneira de aplicar com base no termo.
Quando o investidor aplica em um fundo de private equity ou venture capital ocorre um financiamento coletivo com um projeto de lucro, portanto, entrando dentro do termo de equity.
Há empresas que fazem parte de Sociedades de Propósito Específico (SPE) e que podem trazer segurança aos investidores. Deste modo, ajudando a trazer mais segurança para quem investe em equity.
Private Equity
O Private Equity é o investimento feito em empresas que não possuem capital aberto em mercados organizados,como a Bolsa de Valores, entretanto, são bem fortes no mercado financeiro.
Venture Capital
Já o Venture Capital são fundos que podem ser investidos em empresas que não possuem muito tempo no mercado. O foco para Venture Capital é em empresas menores, que estejam em projetos iniciais e que não sejam tão experientes.
Quais os tipos de Equity?
Existem alguns tipos de equity que podem te ajudar na hora de investir utilizando este conceito econômico, assim como também proporcionando um desenvolvimento da sua empresa.
Equity crowdfunding
O equity crowdfunding é um financiamento coletivo que envolve um pequeno grupo e pode oferecer a oportunidade de fazê-los sócios da empresa em um projeto de pequeno ou médio porte.
Home Equity
O home equity serve como um empréstimo. Este tipo de operação acaba sendo mais comum nos Estados Unidos ou na Europa, já que o intuito é que a propriedade do imovel seja uma garantia de empréstimo para o banco, portanto, quando a pessoa pega o valor solicitado o empréstimo o juros é mais baixo. Quando financiado, o imovel volta para o nome do dono.
Brand Equity
O brand equity é a percepção de valor dos clientes e sua influência no mercado. Deste modo, envolve a publicidade de uma determinada marca, qual o seu poder e influência em comparação com seus concorrentes.
Quais os riscos em investir em equity?
Os riscos do equity estão ligados ao setor no qual a empresa atua, assim como também na rentabilidade que ela gera.
Se a empresa faz parte de um setor muito competitivo e que possui margens baixas, pode afetar o número de retorno aos acionistas, diminuindo a rentabilidade, sendo assim prejudicando seu investimento.
A gestão de atividades de uma empresa pode ser um grande risco do equity, o que acaba sendo bem comum dentro do mercado, já que ações, fundos, entre outros tipos de aplicações podem ser afetadas desta mesma maneira.
É sempre importante avaliar seu plano de investimento e a empresa na qual você pretende investir, se a situação financeira da companhia está saudável, o histórico dos gestores e qual a rentabilidade que pode gerar investir no equity.
Entender como este termo pode ser transformado em um investimento pode te ajudar na hora de aplicar em equity, assim como também se você faz parte de uma empresa é importante entender como o patrimônio liqudio da companhia pode trazer muitas vantagens ao seu negócio.