Euro Stoxx 50: conheça o índice da Zona do Euro
O que é e como funciona o Euro Stoxx 50, o índice de blue chip da Zona do Euro
Índice das ações mais relevantes da Zona do Euro, o Euro Stoxx 50 reúne as 50 ações de maior liquidez e volume de negociação no mercado da Zona do Euro. Calculado pela blue-chips, é um dos principais indicadores da Europa e do mercado mundial.
Portanto, por refletir as ações das maiores empresas da Zona do Euro e ser um dos índices mais líquidos da Zona do Euro, o Euro Stoxx 50 é não apenas um dos indicadores mais eminentes da Europa, mas, pelo protagonismo que o continente desempenha no cenário econômico global, ele acaba se tornando um dos índices mais importantes no mundo.
Deste modo, ilustrando e repercutindo avanços, crises e diversos desenrolares na economia.
O que é o Euro Stoxx 50
Criado em 1998 pela empresa Stoxx Ltd, pertencente e administrada pela Deutsche Boerse AG – própria provedora de índices da bolsa de valores da Alemanha – e pela SIX Group AG, o Euro Stoxx 50 é um dos principais indicadores de mercado da Europa e do mundo. Com influências e consequências locais e mundiais.
Composta por ações das 50 maiores empresas de 17 países da Zona do Euro, por consequência do caráter determinante do marcador, todas as ações são negociadas em uma única moeda, o euro.
Como um indicador de blue-chips europeias, o Euro Stoxx 50 segue o movimento das 50 maiores empresas de capital aberto do mercado da Zona do Euro, isto é, as ações com os mais altos níveis de liquidez e capacidade de negociação.
As blue-chips são nada mais do que as ações mais procuradas pelos investidores, uma vez que são elas os maiores nomes no mercado.
Vale ressaltar que o Euro Stoxx 50 não é o mesmo indicador que o Stoxx Europe 50, que por sua vez é integrado pelas ações cotadas na Europa Ocidental, isto é, todas as empresas de todo o continente europeu.
Qual é o funcionamento e composição do Euro Stoxx 50
Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h até às 17h30 (horário local), o Euro Stoxx 50 é cotado através de uma média dos preços das ações que compõem o índice. Ou seja, um cálculo equivalente às empresas cujas ações apresentam as maiores capitalizações e seus números de distribuição. O pagamento de proventos também é levado em consideração.
Embora o Euro Stoxx 50 seja composto por 17 países, o peso dos países que o compõem variam constantemente. Pelos dados do dia 28 de fevereiro de 2023, o marcador da bolsa é dominado pelas empresas da França, com um peso de 41,4%.
Em segundo lugar vem a Alemanha com 26,1%, seguida da Holanda com 13,5%. Em quarto lugar, as ações da Itália ocupam 6,4% de todas as cotadas pelo índice, em sequência da Finlândia, com 2,2%. Já a Irlanda detém 2,0% das ações, enquanto a Bélgica compõem a menor parcela de todas as ações cotadas, com 1,7%.
Já a composição setorial do índice é dominada por empresas de tecnologia (14,7%); produtos e bens de serviço de consumo (13,8%); bens e serviços do setor industrial (13,0%); bancos (11,8%); e assistência médica (6,8%).
Seguro (6,4%); energia (6,1%); automóveis e peças (5,1%); comida, bebidas e tabaco (4,1%); e produtos químicos (4,0%) são os outros setores de empresa.
A composição do Euro Stoxx 50 é renovada anualmente em setembro. E, apesar de ser negociada totalmente em Euro, ela é disponibilizada em outras moedas além da moeda do continente europeu, como o dólar estadunidense, dólar canadense, libra esterlina, da Inglaterra, e o iene japonês.