Mercado monetário: entenda a sua importância – ESTOA

Mercado monetário: entenda a sua importância

Há três tipos diferentes de realizar uma operação com base neste mercado


Advertisement


Advertisement


O mercado monetário costuma trazer mais vantagens às operações de curto prazo, principalmente, quando envolve a atuação do Banco Central e outras instituições financeiras. 

Dentro do mercado financeiro as operações precisam do monetário e do capital, portanto, é importante entender como funciona, para que assim você inicie seus investimentos em ativos presentes na Bolsa de Valores. 


Advertisement


O que é o mercado monetário?

O mercado monetário tem como responsabilidade os investimentos de curto prazo. Deste modo, os empréstimos feitos por investidores só podem durar até um ano, tornando-se responsável pela liquidez monetária. 

Este tipo de mercado também oferece a possibilidade de o investidor negociar títulos do tesouro, papéis comerciais e certificados de depósitos. 

Advertisement


Operações do mercado monetário 

Há três tipos diferentes de realizar uma operação com base no mercado monetário: Quando o BC ou uma instituição vende os títulos públicos entre eles, quando o BC faz a compra de títulos que eram de instituições financeiras e quando as instituições financeiras fazem a compra e venda de títulos do Tesouro entre si.

Esses três tipos de operação podem influenciar a liquidez monetária, já que quando os títulos são vendidos, há uma retirada de moeda no mercado, portanto diminuindo a liquidez

Advertisement


No entanto, quando os títulos são comprados, há aumento de moeda no mercado,  o que acaba gerando um nível mais alto de liquidez. 

Já que o mercado monetário é considerado uma peça fundamental para a liquidez em curto prazo, o governo consegue ter mais controle da quantidade de moeda que circula, assim como também sob os créditos gerados e operações. 

Advertisement


Legenda: O mercado monetário é considerado uma peça fundamental para a liquidez Créditos: Reprodução

Qual a relação do mercado monetário e liquidez?

Entendemos que o mercado monetário pode controlar como será a liquidez de uma operação feita em curto prazo, entretanto, a relação entre esses dois termos pode ir muito além do esperado. 

A parte mais importante do mercado monetário é que para que haja uma liquidez alta as operações devem ser feitas com títulos públicos de curto prazo e o vencimento deve ser de até um ano. 

A demanda de compra e venda também pode colaborar para o crescimento da liquidez dos papéis, já que o mercado monetário trabalha com títulos públicos e privados.

Títulos Públicos

Os títulos públicos são os papéis emitidos pelo Tesouro Nacional e ajudam a pagar as despesas do governo, como por exemplo,  o NTN, LT e LFT.

Títulos Privados

Já os títulos privados são emitidos através das instituições financeiras ou empresas. Estes títulos também ajudam na captação de dinheiro para reservas, como por exemplo, CDB, CDI e debêntures.

Legenda: O mercado monetário trabalha com títulos públicos e privados Créditos: Reprodução

Mercado de Capital 

O mercado de capital também é importante na hora de realizar seu investimento. Enquanto o mercado monetário tem como foco os títulos privados e públicos, o mercado de capital acaba tendo suas diferenças, a primeira delas, é a liquidez. 

Este tipo de mercado tem como foco operações de longo prazo, tornando-se o oposto do monetário, sendo assim, é importante entender como funciona, para que assim o investidor consiga colocar em uma balança qual dos dois vale mais a pena utilizar em seus investimentos.

Já que as operações no mercado de capital são de longo e médio prazo, é possível que a liquidez diminua. Outra diferença é que o de capital acaba fazendo mais parte da Bolsa de Valores, do que da economia do país, assim como também de corretoras  e instituições financeiras, servindo como um sistema  de distribuição de valores mobiliários.


Taxas de juros 

Agora que entendemos um pouco sobre o lado oposto do mercado monetário, podemos entrar na parte de taxas de juros. Um dos principais fatores que influenciam as opressões.

As taxas de juros também são estabelecidas pelo mercado monetário já que estão ligadas diretamente aos títulos públicos. 

Já que o mercado monetário influencia na economia do país, as taxas de juros também fazem parte dessa operação, portanto, é importante entender que os dois caminham juntos.

Se você pensa em investir através de operações de curto prazo e que ajude a aumentar a liquidez do seu investimento, entender como o mercado monetário funciona acaba sendo de suma importância.