Mercado de Crédito: entenda como funciona
Este tipo de mercado é de suma importância para a economia do país
O mercado de crédito possui um papel importante na Bolsa de Valores, assim como o de ações, monetário, cambial e de capitais.
Desta forma, é fundamental que todo investidor entenda como este setor funciona, já que o mercado de ações é conhecido por oferecer muitos recursos financeiros à economia.
O que é mercado de crédito?
O mercado de crédito é conhecido por fornecer financiamento a pessoas físicas e jurídicas, isso porque este setor faz parte do Sistema Financeiro Nacional, que engloba o mercado cambial e de capitais.
Com as instituições financeiras intermediárias que distribuem os títulos, fazendo com que muitos investidores não corram riscos maiores, o mercado de ações se envolve com o de capitais.
Este tipo de mercado é de suma importância para a economia do país, já que pode oferecer grande movimentação de recursos.
O mercado de crédito pode oferecer influências em projetos de valor de maneira direta a vários setores econômicos.
Como funciona o mercado de crédito?
As operações no mercado de crédito acontecem de duas maneiras: através dos credores, que são instituições fornecedoras de crédito e os tomadores de crédito, que é uma pessoa física ou jurídica.
Essas operações também podem ser subdivididas em períodos de duração, ou seja, pode acontecer entre um tempo médio, longo ou curto.
Desta forma, esta operação precisará ter: um valor de montante negociado, formas de liquidação, juros que podem se transformar em créditos, garantias e destinação dos recursos. Todos devem estar presentes no acordo.
É importante lembrar que também depende das características que cada crédito possui, sendo assim é possível que seja acordado entre as instituições fornecedoras e os tomadores de crédito.
Quais os tipos de mercado de crédito?
O mercado de crédito oferece crédito para pessoas físicas e jurídicas, portanto, é importante entender como esses dois tipos de tomadores de crédito funcionam.
Pessoa Física
A pessoa física pode utilizar esses tipos de créditos: crédito consignado, crédito direto ao consumidor, cheque especial, cartão de crédito e leasing..
Pessoa Jurídica
Já a pessoa jurídica pode utilizar o empréstimo para capital de giro, financiamento para máquinas e equipamentos, assim como também financiamento de projetos.
O que influencia o mercado de crédito?
A liquidação pode ser estabelecida por esta operação, já que o contrato funciona de maneira parcelada.
No caso das pessoas físicas as formas de usar uma garantia pode ser através de um aval, fiador, imóveis, recebíveis e até pelo financiamento.
Já as pessoas jurídicas podem receber essa garantia através de recebíveis, máquinas, equipamentos, ativos financeiros e em participações nas empresas.
A taxa de juros pode ser um dos parâmetros de custo do capital em operações do mercado crédito, isso porque este tipo de juros pode aparecer como pré ou pós-fixada.
Deste modo, esse tipo de juros pode ser adicionado com um spread bancário, CDI ou Taxa Selic.
O spread bancário é a diferença entre a taxa de juros que o banco cobra quando alguém solicita um empréstimo com a taxa que a pessoa pagou ao realizar o empréstimo.
Quando o banco considera o tomador de créditos com um histórico de ativos, as taxas de juros podem ser diminuídas como forma de garantia, já que os bancos analisam os tomadores como uma margem de segurança satisfatória na transação.
Deste modo, entender como o mercado de ações funciona pode te ajudar na hora de investir em uma operação de crédito.