PCE indica aumento na inflação nos Estados Unidos
PIB, taxa de desempregos e muitos outros índices na economia norte-americana foram divulgados hoje(30)
Nesta quinta-feira (30), o núcleo de preços (PCE) foi divulgado, indicando a inflação dos Estados Unidos com uma aumento de 4,40% no quarto trimestre de 2022, após a leitura ter indicado que seria de apenas 4,30%
Além de divulgar a inflação, o Bureau of Economic Analysis também registra a taxa do Produto Interno Bruto (PIB) do país, assim como outros índices da economia norte-americana.
Inflação norte-americana
Além do PCE ter apresentado um aumento na taxa de juros dos EUA, de acordo com o legislador Kevin Hern, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell disse que as últimas projeções também apontam uma alta no índice.
O legislador e Powell, se reuniram na última quarta-feira (29), para uma discutir sobre as novas projeções das taxas de juros que são conhecidas como “dot plot”, após a reunião Hern disse que “eles [Fed] reconheceram que preveem mais um aumento das taxas este ano”.
Na última reunião do Fed, eles aumentaram a taxa de juros em 0,25 pontos percentuais, com o objetivo de diminuir a pressão inflacionária, mesmo com a recente crise no sistema bancário, na qual muitos bancos norte-americanos e europeus decretaram falência neste mês de março.
Esta crise fez com que o país registrasse um aumento na meta de inflação entre 4,75% e 5 % em comparação a uma taxa de quase zero.
Devido a crise bancária e o aumento da taxa, muitos políticos norte-americanos esperam que as taxas cheguem em 5,1% até o final deste ano com um aumento de mais de 0,25 pontos percentuais.
Segundo o legislador, Powell espera que a decisão de aumento dos limites do seguro de depósito federal seja através do Congresso.
Hern disse que Powell pensa que: “Ele achou que era muito importante para os indivíduos e empresas americanas ter certeza de que seu dinheiro estava seguro”, assim como também: “ E uma maneira de garantir isso seriam aumentar os limites do FDIC”.
Produto Interno Bruto dos EUA
Na leitura feita pelo Bureau of Economic Analysis, o PIB dos EUA teve alta de 2,6% em comparação a taxa anual que foi ajustada, que ficou abaixo das expectativas da projeção dos analistas do The Wall Street Journal, que foi de uma alta de 2,7%.
Desemprego
Já a taxa de desemprego teve queda de 3,5%. De acordo com o Departamento do Trabalho Americano, cerca de 223.000 empregos foram criados em dezembro de 2022, que foi abaixo da média dos últimos meses.
O codiretor de economia dos EUA, Chris Varvares disse que: “Se a economia dos EUA está entrando em recessão, ninguém disse ao mercado de trabalho”.
“O relatório desta manhã destacou a redução do crescimento em relação a 2021, mas é para um nível que ainda é quase o dobro do que seria uma tendência de crescimento no emprego.”, finaliza Varvares.
Por mais que a inflação esteja alta, o trabalho do Fed para tentar contê-la pode estar ajudando o mercado de trabalho, já que este setor é um dos que mais tem se destacado na economia norte-americana.
No entanto, o Fed aponta que as estimativas são de que a taxa de desemprego aumente até 4,6%, devido ao aumento na taxa de juros, que pode fazer com que as empresas caiam.
O total de pessoas que estão trabalhando ou procurando emprego aumentou em 62,3% em dezembro e tem se mantido neste mesmo nível até o mês de março deste ano.
As empresas de lazer e hospitalidade adicionaram cerca de 67.000 empregos, abaixo da média de 79.000 por mês em 2022, ainda tentando se recuperar da pandemia.
Na área da saúde houve um aumento de 55.000, somando cerca de 49 mil por mês em média em 2022 e as empresas de construção criaram 28.000 empregos.
Após a divulgação dos índices da economia norte-americana, os futuros da Nasdaq subiram 0,59%, na S&P 500 com alta de 0,56% e na Dow Jones em 0,60%. Entretanto, no Brasil o preço do dólar teve desvalorização de 1,08%, no total de R$ 5,08.