Follow-on: saiba como utilizar essa oferta – ESTOA

Follow-on: saiba como utilizar essa oferta

Essa operação pode trazer muitos benefícios ao seu investimento


Advertisement


Advertisement


O follow-on é uma operação que oferece grandes oportunidades a empresas na hora de arrecadação de mais capitais para assim expandir seus negócios.

Se você pretende investir é necessário conhecer mais sobre este tipo de operação e os benefícios que ela pode trazer.  


Advertisement


O que é follow-on? 

O follow-on pode ser traduzido como continuação, entretanto, é mais conhecido por ser um tipo de oferta subsequente de ações. No qual, uma empresa que já possui capital aberto pode emitir mais ações para serem negociadas no mercado. 

Desta forma, as ações que são de follow-on acontecem quando uma empresa aberta retorna a Bolsa de Valores para ofertar mais papéis. 

Advertisement


Quando uma empresa abre seu capital pela primeira vez, este tipo de operação leva o nome de Initial Public Offer (IPO), após um tempo, a empresa ainda continua abrindo capital na Bolsa, tornando-se uma operação de ações subsequente.

É de suma importância que o investidor saiba distinguir este dois tipos de ofertas, já que uma acontece de início e outra quando a empresa já realizou operações deste tipo, porém ainda pretende capitalizar mais ações no mercado.  

Advertisement


O que o follow-on pode trazer ao seu investimento?

Uma das grandes vantagens do follow-on são os recursos oferecidos à empresa, como o aumento no seus investimentos, além da oportunidade de emissão de mais ações no mercado. 

Quando uma empresa emite mais ações, acaba ajudando no desenvolvimento de novos projetos e no aumento de seus investimentos. Entretanto, é sempre importante ficar de olho no mercado de ações,  já que em uma oferta secundária a saída de um investidor pode ajudar na liquidez das ações no mercado.

Advertisement


Legenda: As ações que são de follow-on acontecem quando uma empresa aberta retorna a Bolsa de Valores para ofertar mais papéis Créditos: Reprodução

O que é IPO? 

Apesar de o follow-on e  o IPO seguirem a mesma linha, ambos são diferentes e é de suma importância prestar atenção em como cada uma dessas operações funciona. 

A primeira parte é o momento  da  emissão, o IPO é voltado ao  momento em que as ações são emitidas, ou seja, uma empresa  de capital fechado começa a emitir novas ações de maneira pública pela primeira vez. 

 O direito à aquisição também é diferente do follow-on, já que por ser uma oferta pública inicial de ações, portanto, ficando disponível aos investidores para o direito de aquisição das ações ofertadas.

Quais os tipos de follow-on?

Há dois tipos de follow-on no mercado, o de oferta primária e o de oferta secundária, saber como cada uma delas funciona pode te ajudar na hpra de utilizar esta operação no seu investimento.

Legenda: o IPO é voltado ao  momento em que as ações são emitidas Créditos: Reprodução

Oferta primária de ações 

Na oferta primária de ações, a empresa é a responsável por lançar novas ações no mercado por um preço que ela mesma determina. 

Este processo é denominado de bookbuilding, no qual a própria companhia consegue fazer uma autoavaliação, conforme a demanda dos investidores e o preço definitivo da oferta subsequente. 


Este tipo de oferta pode trazer vantagens como

  1. Aumento da capacidade produtiva;
  2. Expansão dos negócios;
  3. Aquisições e investimentos;
  4. Pagamento de dívidas;
  5. Necessidades financeiras e de caixa.

Oferta secundária de ações

Já a oferta secundária de ações pode servir quando um acionista de uma empresa  coloca  seus papéis da empresa à venda no mercado para outros investidores, portanto, como a empresa já possui capitais ativos não há motivos para esta aplicação sofrer alterações, o que a  torna uma oferta subsequente secundária.

A grande vantagem dessa operação é que tudo o que for arrecadado, ou seja, a rentabilidade do investimento vai direto para o acionista da empresa que vendeu suas próprias ações. 

Desta forma, entender como cada tipo de follow-up funciona é importante na hora de você utilizar esta operação no seu investimento, assim como também para aprimorar seus negócios.