IED: entenda como utilizar este investimento estrangeiro  – ESTOA

IED: entenda como utilizar este investimento estrangeiro 

Este tipo de investimento é de suma importância para os preços de ações


Advertisement


Advertisement


O IED surgiu através da globalização que trouxe a possibilidade de investidores da Bolsa de Valores Brasileira (B3) investirem no mercado estrangeiro. 

Este tipo de investimento é de suma importância para os preços de ações, por ser um investimento no  exterior, portanto, se você pensa em diversificar a sua carteira neste mercado é fundamental que você conheça mais sobre IED.


Advertisement


O que é o IED?

O investimento estrangeiro direto (IED), é conhecido  como uma aplicação de recursos financeiros que pode ser realizada através de uma pessoa física ou jurídica, de outro país  em uma empresa ou negócio específico. 

O principal  objetivo do IED é oferecer ao investidor a possibilidade do crescimento dentro do empreendimento que recebe aporte. 

Advertisement


Muitas dúvidas surgem quando um investidor deseja aplicar em IED, já que as regras de investimentos podem ser confundidas com a poupança externa, entretanto, a diferença é que o IED visa uma única empresa. 

Já a poupança externa visa os valores que são aplicados em  um determinado país, mesmo sendo uma espécie de investimento no exterior. 

Advertisement


O IED pode ser acumulado em um estoque de investimento estrangeiro, por ter os dados coletados e divulgados através do Banco Central do Brasil no Relatório de Investimento Direto.

Legenda: O IED pode ser acumulado em um estoque de investimento estrangeiro Créditos: Reprodução

Como aplicar em IED?

Para começar a aplicar em IED é importante entender que este tipo de investimento direto acontece com grande frequência no Brasil, por se referir a uma série de movimentações feitas através de capitais internacionais. 

Advertisement


O investidor precisa entender como funciona a movimentação da aplicação em IED através da criação de operações, as aquisições das empresas listadas na Bolsa, as funções entre empresas ao redor  do mundo, construções de novas instalações, a reaplicação de lucros obtidos em operação  no exterior e entre outras. 

A aplicação em IED funciona assim: Uma  empresa internacional compra uma parte de uma empresa no Brasil, este tipo de investimento torna-se um IED, portanto, criando uma empresa multinacional. 

Atualmente,  existem as  startups, que são empresas iniciantes no mercado financeiro. Desta forma, é possível que essas empresas pequenas consigam se beneficiar do Investimento Estrangeiro Direto, já que a proposta de negócio  de uma startup deve ser inovadora. 

Legenda: Empresas pequenas consigam se beneficiar do Investimento Estrangeiro Direto, já que a proposta de negócio  de uma startup deve ser inovadora Créditos: Reprodução

Quais as vantagens de aplicar em IED?

Um dos objetivos centrais da aplicação de IED é gerar fluxo de capital para que assim haja cada vez mais investidores financeiros no mercado, por este motivo que  a aplicação em IED é aberta tanto para pessoas físicas, como para pessoas jurídicas, por mais que seja comum que empresas utilizem este tipo de investimento.

Quando há uma demanda alta de investimentos em IED no mercado, a economia do país acaba sendo afetada positivamente, pois pode ocasionar em um crescimento no setor de empregos  e desenvolvimentos de projetos futuros, além de diferentes métodos na gestão empresarial. 

As empresas  que decidem mesclar o negócio com uma empresa de outro país conseguem trazer uma visão diferente para dentro de seu próprio negócio, o que pode gerar uma expansão da companhia.


Por este motivo que o Investimento Estrangeiro direto torna-se importante ao mercado financeiro, pois além de proporcionar inovação ao negócio, o fluxo de importações e exportações também pode aumentar, assim como também pagamentos em dólar e muitas outras vantagens para economia do país. 

Outra vantagem que o Investimento Estrangeiro Direto pode proporcionar é o compromisso  de pagamento específico que pode ajudar a companhia a não gerar grandes taxas de juros e prejudicar o Estado. 

Agora que você entende mais sobre a aplicação em IED, fica mais  fácil começar um investimento estrangeiro sem ter  a preocupação de que haja riscos, além de trazer mais crédito aos seus investimentos e diversificação na sua carteira.