Fundos long biased: entenda como funciona – ESTOA

Fundos long biased: entenda como funciona

Conheça mais sobre o fundo de investimento com “viés comprado”


Advertisement


Advertisement


Os fundos long biased são fundos de investimento dinâmicos para os investidores, uma vez que eles apresentam perspectiva tanto na alta quanto na baixa da bolsa de valores.

Com “viés comprado”, são fundos de investimento flexíveis dentro do guarda-chuva de multimercado e ações, no meio de fundos Long Only e fundos Long Short.


Advertisement


Fundo long biased: definição

Diferente, embora semelhante aos fundos long-short, pela aplicação em posições de venda e compra, o fundo long biased (ou long bias) atua com a prioridade de long, ou seja, compra.

Como um fundo de investimento multimercado, é uma modalidade que permite a oportunidade de lucro em momentos de alta e baixa.

Advertisement


Da mesma forma que os fundos multimercado long short implementam uma estratégia comprada e vendida para garantir lucro independente da queda ou valorização do papel, o fundo long biased manifesta uma diferença significativa: grande parte do fundo é destinada à operação long.

Dado que a palavra “biased” significa “viés” em inglês, este tipo de fundo de investimento é caracterizado por sua tendência de aplicar seus recursos na compra de ativos.

Advertisement


Legenda: Como um fundo de investimento multimercado, é uma modalidade que permite a oportunidade de lucro Créditos: Reprodução

Assim como todos os demais fundos de ação, é necessário que pelo menos 67% das aplicações da carteira seja em ações. Contudo, outra característica do fundo é seu dinamismo. 

Características e lucro do fundo

Além da flexibilidade, visto que é um fundo multimercado e, portanto, não há restrições contra o tipo de ativos que compõem o fundo, durante episódios de desvalorização na bolsa, os fundo apresenta sua habilidade de aumentar o caixa ou a parcela vendida da composição a fim de limitar sua exposição líquida e, logo, se dissociar das oscilações de índices como o Ibovespa.

Advertisement


Vale ressaltar, no entanto, que o lucro de maior volume do fundo é demonstrado em momentos de alta do mercado financeiro, visto que as operações de long lucram sobre os ganhos da alta dos ativos e a composição do fundo é majoritariamente de long (compra).

O fundo visa sobretudo superar juro real mais inflação. Desta forma, o fundo long biased pode expressar lucro ao operar vendido, em meio de instantes de baixa, e operar comprado e ter mais lucro ainda durante altas no mercado de ações.


Como funciona?

De modo análogo ao funcionamento da operação long short, o fundo long biased é um meio popular pela estratégia de via dupla.

Como primeiro passo, o investidor do fundo se torna tomador de uma ação, isto é, ele aluga um ativo – processo chamado de BTC, também conhecido como empréstimo de ações – e assim a vende enquanto estiver valorizada. 

Quando o valor do ativo despencar, o tomador compra-a de volta por um valor mais baixo do que o habitual. 

Por essa lógica, o fundo long bias continua tendo lucro mesmo em tempos de queda, pois o fundo também aposta na rentabilidade durante baixas do mercado. 

Vantagens e desvantagens

Entre as diversas vantagens que o fundo exprime, é um fundo cujo desempenho ganha destaque pela resistência à volatilidade e, consequentemente, pelo lucro independente do cenário bancário.

Do mesmo modo que o fundo é traçado pela quantidade do lucro em comparação a outros fundos de ações.

Por ser categorizado como um fundo de ação, a modalidade se isenta de tributação como Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). No lugar, é preciso pagar a alíquota de 15% do IR.

Já de desvantagem, como qualquer fundo, aplicações com boas rentabilidades também são acompanhadas de riscos equivalentes.

A gestão do fundo é ativa e desafiadora, junto com os riscos mais nebulosos de calcular, a implementação de uma estratégia ousada é chave para o sucesso da modalidade.