Euromercados: saiba como funciona – ESTOA

Euromercados: saiba como funciona

Este tipo de recurso fez com que os Estados Unidos conseguisse globalizar o dólar


Advertisement


Advertisement


O Euromercado foi criado com objetivo de reunir os países que apoiaram os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial aos fundos monetários internacionais do país. 

Este tipo de recurso fez com que os Estados Unidos conseguisse globalizar o dólar, portanto, é de suma importância entender como funciona este tipo de mercado. 


Advertisement


Qual a história dos euromercados? 

Os Euromercados foram criados após o fim da Segunda Guerra Mundial, no qual deu origem ao Plano Marshall, que ficou responsável por aliar os Estados Unidos aos países  que o apoiaram durante este período, fazendo com que dólar fosse globalizado.

Esse tipo de mercado opera como um sistema de empréstimos de moedas, que pode ser feito fora do país. 

Advertisement


O governo norte-americano é o responsável por fazer a regulamentação desses  empréstimos, ou seja, o banco central dos EUA, Federal Reserve (Fed) não pode se envolver neste tipo de mercado, já que todos os ativos que estão nos títulos do eurobanco, são depositados nas instituições norte-americanas que permanecerão no  país. 

A União Soviética também faz parte da história dos euromercados, isso porque no final dos anos cinquenta, eles possuíam um impasse financeiro, devido às grandes reservas em dólares.

Advertisement


Essas  reservas eram uma garantia para União Soviética em casos de acontecer uma nova guerra, pois assim eles teriam ativos que seriam congelados nos bancos norte-americanos.

No entanto, o banco central de Londres ofereceu aos  soviéticos um depósito dos ativos em um banco inglês, o que se tornou parte da origem e criação dos euromercados. 

Advertisement


A estratégia utilizada pelos ingleses era depositar um determinado valor em bancos norte-americanos em nome do Reino Unido.

Legenda: A estratégia utilizada pelos ingleses era depositar um determinado valor em bancos norte-americanos em nome do Reino Unido Créditos: Reprodução

Quais as principais características dos euromercados? 

Uma das principais características do euromercado é haver uma ausência de restrições por conta das  restrições não estarem sujeitas  à jurisdição dos Estados Unidos. Além de não ser necessário ter que cumprir depósitos compulsórios e as taxas de juros são livres, devido não ser necessário ter um seguro de depósitos. 

Essas características dos euromercados acaba sendo diferente do que estão presentes nas instituições  bancárias tradicionais, portanto, este tipo  de operação foi crescendo cada vez mais dentro do mercado financeiro. 

Como funciona o euromercado? 

A transição desse dinheiro fica disponível nas contas norte-americanas do eurobanco, portanto, sendo o responsável por trocar a titularidade do dinheiro.

Quando uma transferência entre euro bancos é feita ambas permanecem no mesmo sistema bancário norte-americano, para que assim todos o dinheiro seja apenas transferido de uma conta para outra. 

Há vários bancos ao redor do mundo, além dos Estados Unidos, que também adotaram este tipo de mercado em seu país, como por exemplo, na Ásia, países do Oriente Médio e no Caribe. 


No Reino Unido, este tipo de mercado se tornou um dos principais a ser utilizado, já que as moedas do euromercado circulam ao redor do mundo com muita frequência, por trazer a possibilidade de  ser aplicada em outra moeda que esteja bem cotada, por este motivo que as euro moedas se popularizaram internacionalmente como eurocurrency. 

Por possuir um modelo voltado ao mercado de atacado, este tipo de operação acaba não sendo utilizado em pequenas operações de crédito, um exemplo é o Iene, que é a euro moeda utilizada pelo Japão. 

Legenda: No Reino Unido, este tipo de mercado se tornou um dos principais a ser utilizado, já que as moedas do euromercado circulam ao redor do mundo com muita frequência Créditos: Reprodução

Empréstimos em euromercado 

Após a globalização, o dólar se tornou a moeda principal em transações  internacionais, assim como também passou a chamar cada vez mais a atenção para empresas  que são multinacionais, sendo uma espécie de moeda reserva para  investimentos ou capital dessas companhias.

Este tipo de mercado acaba atuando em diversos acordos financeiros de aplicações, emissões de títulos  em dólar fora dos EUA, assim como empréstimos entre diversas instituições. 

O  sistema dos Euromercados  também se tornou  de suma importância e interesse no mercado financeiro, por oferecer empréstimos com baixa burocracia, de maneira mais fácil do que as instituições bancárias tradicionais. 

Além do fato de as taxas de juros acabam sendo mais baratas do que o valor presente nos Estados Unidos.