DAX-30: o índice da bolsa de Frankfurt
Conheça o índice da Bolsa de Valores de Frankfurt que reúne as 40 maiores empresas da Alemanha
O DAX (Deutscher Aktienindex em alemão) é o principal indicador da Bolsa de Valores de Frankfurt, composto pelas 40 principais companhias de capital aberto na Alemanha, isto é, as maiores empresas alemãs de blue chips.
O que é o DAX-30?
Criado em 1 de julho de 1988, o valor inicial do DAX era de 1.000 pontos, calculados pela empresa Deutsche Börse AG, especializada na comercialização de valores mobiliários.
Quando foi primeiro originado, o indicador era voltado, exclusivamente, às 30 empresas alemãs de maior desempenho financeiro, tendo em base o sistema Exchange Electronic Trading, também conhecido como Xetra, sendo assim, operado pela Deutsche Börse.
Em de novembro de 2020, contudo, a companhia dona decidiu ampliar o leque de composição do índice e abrir espaço para mais 10 componentes adicionais, que, segundo a Deutsche Börse, conseguiria representar com mais precisão e detalhes a estrutura moderna da economia e do sistema financeiro da Alemanha. A expansão ocorreu de fato no terceiro trimestre de 2021.
O índice, desta forma, leva em consideração um total de 40 organizações cujos papéis são negociados na Bolsa de Valores de Frankfurt, a maior e uma das oito bolsas de valor do país europeu.
Cálculo e operação
O cálculo realizado pelo sistema Xetra, da Deutsche Börse, reúne as 40 principais empresas da Alemanha, a partir de critérios e parâmetros de capitalização do mercado (market cap) e ordem de volume de carteira.
Além de apresentar duas versões, em função da performance do índice e do preço do índice. O desempenho do índice mede o retorno total, enquanto o preço do índice (price index) é mais similar que índices de outros países.
O DAX também é acompanhado por seu benchmark, o L-DAX, computado todos os dias das 9h até às 17h45 (horário local CET).
Para saber mais sobre benchmarks, sua função e importância, clique aqui e descubra.
Sua composição
Composto pelas 40 principais empresas da Alemanha, tendo em base parâmetros financeiros, o índice abrange as ações das seguintes empresas:
- Adidas;
- Airbus Group;
- Allianz;
- BASF;
- Bayer;
- Beiersdorf AG;
- BMW ST;
- Brenntag AG;
- Commerzbank;
- Continental AG;
- Covestro;
- Daimler;
- Daimler truck Holding;
- Deutsche Bank AG;
- Deutsche Boerse;
- Deutsche Post;
- Deutsche Telekom AG;
- Dr Ing hc F Porsche Prf;
- E.ON SE;
- Fresenius SE;
- Hannover Rueck SE (CFD);
- Heidelbergcement AG O.N;
- Henkel VZO;
- Infineon;
- Merck;
- MTU Aero;
- Munich Re Group;
- Porsche;
- Qiagem;
- Rheinmetall AG;
- RWE AG ST;
- SAP;
- Sartorius AG VZO;
- Siemens AG;
- Siemens Energy AG;
- Siemens Healthineers;
- Symrise AG;
- Volkswagen VZO;
- Vonovia;
- Zalando SE.
Sua importância
Além da Bolsa de Frankfurt ser a principal do país, pelo fato da Alemanha desempenhar um papel fundamental na economia da Europa e do mundo, o índice DAX-30 é um dos principais indicadores de bolsa de valores.
Como se fosse um equivalente do UK FTSE 100 na Inglaterra e do Dow Jones dos Estados Unidos.
Porém, pela sua composição restrita, o desempenho do DAX não reflete necessariamente o bem-estar econômico da Alemanha como um todo, visto que as empresas que o constituem são de setores específicos majoritariamente particulares, com destaque a empresas como a Adidas, BMW e Continental – que não condizem diretamente com a saúde econômica do país.
Como investir?
Assim como todo e qualquer índice de bolsa de valores, não há como investir diretamente no DAX 30, apenas em ações que o compõem.
De forma passiva, é possível investir no índice através do Exchange Traded Fund (ETF) denominado pelo código de negociação DAX, com corretoras do exterior.
Já de forma ativa, aos investidores mais adeptos ao stock picking, eles são capazes de investir em ações do índice a partir da compra de ações em corretoras no exterior.